Confira essa lista 12 como falar bem de uma empresa perfecto

Neste artigo vamos explicar como falar bem de uma empresa perfeita para o dia a dia. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Um belo dia surge aquela oportunidade que você estava esperando há tempos: uma vaga bacana, com salário legal, em uma empresa que tem tudo a ver com você. Tudo parece perfeito, até que vem o resultado da entrevista.

Seu currículo se encaixava nos requisitos da vaga, seu perfil seria o ideal para a posição, mas outra pessoa foi escolhida no seu lugar. O que pode ter acontecido? Muitas vezes, sem ao menos perceber, fomos desclassificados por não saber o que falar em uma entrevista de emprego.

É por isso que, seja para um primeiro emprego ou para alguém experiente que está buscando um reposicionamento no mercado de trabalho, saber como se portar nesse momento é fator essencial para o sucesso.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você quer aprender como superar esta situação e arrasar na sua próxima entrevista, você veio ao lugar certo, pois preparamos uma série de dicas para ajudá-lo a encarar qualquer entrevista de frente, transmitindo confiança e credibilidade ao entrevistador!

O que fazer antes da entrevista de emprego?

A primeira coisa a se saber para se sair bem na entrevista é que você precisa estar bem preparado. Antes de tudo, faça uma boa pesquisa sobre os detalhes da vaga e a empresa, sua missão, visão e valores.

Afinal, o empregador precisa verificar que você possui uma boa ideia de quais serviços precisa cumprir e que conhece as políticas e valores da empresa, evitando futuros imprevistos desagradáveis.

Isso também pode te ajudar a ter mais confiança, pois, bem informado sobre suas funções, será mais difícil se decepcionar com a média salarial e a rotina de trabalho da vaga disputada.

Como falar de você em uma entrevista?

Faça também uma pesquisa sobre si mesmo: repasse suas experiências, habilidades, expectativas. Tenha na ponta da língua a resposta às perguntas mais comuns feitas em uma entrevista de emprego:

  • Qual sua experiência profissional?
  • Por que quer trabalhar nesta empresa?
  • Por que você saiu do seu último emprego?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?
  • O que a sua experiência pode agregar à empresa?

Se você tem dificuldades para se expressar, vale a pena treinar com um amigo ou até sozinho. Você pode se gravar para assistir e ouvir como fala e corrigir suas falhas mais comuns e vícios de linguagem.

➡️ Está procurando um emprego? Veja alguns modelos de currículos gratuitos para baixar e preencher!

10 dicas do que falar na entrevista de emprego

Se não há uma fórmula mágica para conseguir um emprego, o melhor caminho é ouvir o que falam os especialistas em recursos humanos e que já entrevistaram milhares de pessoas ao longo dos últimos anos.

Eles normalmente recomendam essas dez dicas:

1. Fale de si mesmo

Esse é um ponto importante da entrevista. Você precisa saber expressar quem você é, quais suas experiências passadas, seus objetivos e metas para o futuro, seus defeitos e qualidades – sem parecer pretensioso ou modesto demais. Autoconhecimento é a chave para uma entrevista de sucesso.

2. Fale das suas competências

Fale honestamente sobre seus talentos, suas habilidades e competências e como elas podem se reverter positivamente para a empresa. Saiba que não existe candidato 100% completo. Se lhe falta algum conhecimento técnico, mostre a sua disposição em se aperfeiçoar.

3. Fale por que você quer esta vaga

É nessa pergunta que o avaliador observa se você tem um pensamento alinhado ao da empresa. Por isso é importante a preparação prévia. Pesquise tudo sobre a organização, saiba como você pode contribuir e de que forma a vaga atende suas expectativas.

4. Fale dos seus objetivos e metas para o futuro

Ao falar dos seus objetivos e metas para o futuro, tente passar uma imagem de simplicidade e alguma ambição. Exemplo: “Meu objetivo nesta empresa é adquirir experiência suficiente para chegar, no futuro, a cargos mais altos de gestão”.

5. Fale dos seus empregos anteriores

Ao citar seus empregos anteriores, jamais dê uma abordagem negativa ou fale mal dos seus superiores e colegas de trabalho. Tente transmitir ao entrevistador apenas a experiência positiva adquirida e como ela pode ser usada no futuro emprego.

6. Fale honestamente sobre seus defeitos

Essa é uma pegadinha muito comum em entrevistas: qual seu maior defeito? Geralmente, para impressionar o entrevistador, as pessoas citam qualidades disfarçadas, como: “Sou muito perfeccionista”, “Às vezes trabalho demais” ou “Sou muito exigente”. Fuja disso: ninguém mais cai nesse papo furado.

Expor suas reais limitações pode contar a seu favor, contanto que você saiba expressá-las da forma correta e demonstre como está superando esses obstáculos. Exemplo: “Ainda preciso melhorar muito minhas habilidades em comunicação interpessoal. Comecei a fazer um curso para me ajudar com isso”.

Lembre-se de que o entrevistador é um profissional treinado a decifrar todos esses códigos, e não vai ser enganado facilmente. Seja, acima de tudo, sincero e verdadeiro!

7. Pergunte!

Você não precisa se limitar a responder às perguntas do avaliador. Se tiver dúvidas, pergunte, questione, estabeleça um diálogo. Esse interesse pode resultar em uma impressão positiva. Só tome cuidado para não fazer perguntas óbvias demais, que demonstrem falta de pesquisa prévia.

8. Não fale demais nem de menos.

Limitar-se a responder às perguntas do entrevistador com “sim” ou “não”, demonstrar excesso de timidez ou ter dificuldade de encadear ideias indicam dificuldades de se comunicar.

Por outro lado, falar sem parar, atrapalhando as perguntas do entrevistador, também pode gerar uma impressão negativa.

9. O corpo fala!

O entrevistador está de olho no modo como você se comporta, o jeito como você senta, seu tom de voz, a posição dos seus braços, seu modo de vestir, etc. Tudo isso é comunicação não-verbal, e você precisa ter consciência disso para passar uma imagem de confiança aos seus futuros empregadores.

Anote essas dicas:

  • Observe sua postura ao sentar. Não deixe o corpo relaxado demais nem tenso demais.
  • Jamais fique de braços cruzados.
  • Olhe nos olhos do entrevistador, não se mostre intimidado com as questões.
  • Procure uma posição confortável para as mãos, e evite gestos repetitivos.
  • Preste atenção à sua fisionomia, mantenha um semblante relaxado e aberto.

10. Evite gafes

A menos que você seja solicitado a expor seu ponto de vista sobre determinados assuntos (e ainda assim é importante tomar muito cuidado!), evite:

  • Comentários políticos: você não sabe qual a posição do seu entrevistador e, na maioria dos casos, esse assunto não vem ao caso em entrevistas de emprego.
  • Gírias e expressões chulas.
  • Piadas. Pode ser que o entrevistador não veja graça no seu humor e você crie uma situação constrangedora desnecessária.
  • Expressar algum tipo de preconceito.
  • Forçar intimidade com o entrevistador.
  • Inventar experiências para ganhar crédito. Isso pode causar problemas mais tarde.
  • Falar da sua vida privada mais do que o necessário.

Como aumentar suas chances de conseguir um emprego?

Hoje em dia, é muito difícil conseguir um emprego sem a qualificação e experiência necessária. As empresas possuem cada vez mais funções complexas que necessitam de estudo para ocupá-las.

Ao entrar na faculdade, você vai perceber que as portas do mercado de trabalho e dos salários maiores se abrirão mais facilmente. Além disso, você terá a oportunidade de realizar um estágio, podendo ser efetivado, ou, pelo menos, garantir uma experiência na área profissional do seu currículo.

Com conhecimento e experiência, sua entrevista de emprego será muito mais tranquila!

Que tal começar a pesquisar sobre os cursos que mais combinam com você? As faculdades da lista abaixo oferecem aulas presenciais e no formato a distância de muitas áreas do conhecimento:

  • Centro Universitário UNIBTA
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Um detalhe importante: elas são reconhecidas pelo MEC, o que garante a qualidade do curso e que o seu diploma seja válido para exercer a profissão que escolheu.

Além disso, se você fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) elas estão presentes em programas de bolsas parciais e integrais e financiamento estudantil do governo, como o Prouni e o Fies.

Se não fez o Enem, vale a pena conferir com elas os programas de ingresso próprio que também garantem descontos, como o vestibular agendado.

Veja também: Devo fazer uma faculdade após os 30 anos? Descubra

Você já passou por alguma situação parecida em entrevistas de emprego? Compartilhe suas dicas aqui nos comentários!

Top 12 como falar bem de uma empresa um guia que Nhaxinhplaza

Como falar bem em público?

  • Autor: marmocontabil.com.br
  • Data de publicação: 12/13/2021
  • Revisão: 4.88 (989 vote)
  • Resumo: Dicas de como falar bem em palestras, aulas e apresentações em geral. … precisa passar por isso: seja para vender sua empresa, apresentar um planejamento, …

Saber falar das empresas onde já trabalhou numa entrevista de

  • Autor: universia.net
  • Data de publicação: 09/02/2022
  • Revisão: 4.53 (366 vote)
  • Resumo: Falar mal de experiências profissionais anteriores pode ser um fator de eliminação para o candidato. Saiba como abordar este tema durante a …

Como falar bem ao telefone com cliente? 12 práticas essenciais

  • Autor: zendesk.com.br
  • Data de publicação: 05/29/2022
  • Revisão: 4.2 (237 vote)
  • Resumo: Portanto, empresas que sabem como atender bem o cliente ao telefone estão pelo menos um passo à frente da concorrência. Esse contato no …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Até mesmo uma URA de atendimento é um recurso que, quando bem utilizado, pode elevar a experiência do cliente. Esse sistema reconhece dígitos e voz, permitindo transferir telefonemas e encaminhar chamadas para agentes humanos ou resolver demandas e …

5 Dicas para falar sobre seu próprio trabalho

5 Dicas para falar sobre seu próprio trabalho
  • Autor: printi.com.br
  • Data de publicação: 03/26/2022
  • Revisão: 4.13 (202 vote)
  • Resumo: Muitas vezes nos deparamos com momentos em que é preciso falar do próprio trabalho – seja para apresentar um novo projeto ao gerente, …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: É preciso ter atenção ao discurso, é claro, mas a expressão corporal, o tom de voz, a forma como você olha para o interlocutor, tudo isso importa. Por isso, a dica aqui é separar tópicos do que for dizer e por fim, treinar também a forma como vai …

O que falar ou não da sua empresa?

  • Autor: racecomunicacao.com.br
  • Data de publicação: 08/25/2022
  • Revisão: 3.94 (302 vote)
  • Resumo: Saber se posicionar bem diante de seus clientes e até mesmo da concorrência é tarefa fundamental para se destacar no mercado. E não é apenas …

Seis dicas para melhorar o seu atendimento ao cliente

  • Autor: pt.surveymonkey.com
  • Data de publicação: 06/26/2022
  • Revisão: 3.63 (218 vote)
  • Resumo: Por exemplo, se sua empresa é online, marque encontros pessoais esporádicos com clientes locais ou faça chamadas de vídeo (como Skype) com clientes de outros …

Como falar sobre o ambiente de trabalho ideal para você

  • Autor: vagas.com.br
  • Data de publicação: 03/15/2022
  • Revisão: 3.52 (232 vote)
  • Resumo: Ou seja, ele quer saber se você prefere trabalhar em empresa grande ou pequena, se flexibilidade de horário é importante na sua opinião e se você se daria bem …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Responder essa pergunta sem ser eliminado nas primeiras duas ou três frases, no entanto, é uma questão de preparo. Você precisa estudar a empresa antes da entrevista e conhecer minimamente o ambiente de trabalho que ela oferece. Não estou dizendo …

Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios – Sebrae

  • Autor: sebrae.com.br
  • Data de publicação: 08/31/2022
  • Revisão: 3.37 (276 vote)
  • Resumo: Comece uma reunião de negócios ou um encontro social ligado à profissão falando claramente seu nome, sobrenome e o nome da empresa onde trabalha, fazendo uma …

Por que trabalhar na empresa? saiba como responder a essa pergunta

  • Autor: tuacarreira.com
  • Data de publicação: 07/10/2022
  • Revisão: 3.16 (404 vote)
  • Resumo: Por que trabalhar na empresa? saiba como responder a essa pergunta … Fazer parte de uma empresa séria, bem conceituada no mercado, que é reconhecida por …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Fazer parte de uma empresa séria, bem conceituada no mercado, que é reconhecida por valorizar seus funcionários é o sonho de muitos profissionais e comigo não seria diferente. Pretendo contribuir ainda mais com o sucesso desta companhia, …

Conheça a fórmula comprovada para responder bem o fale um pouco sobre você nas entrevistas

  • Autor: br.hubspot.com
  • Data de publicação: 03/15/2022
  • Revisão: 2.8 (83 vote)
  • Resumo: É relevante, porém, pensar em como as suas habilidades se encaixam na empresa e/ou na vaga que você quer entrar, como: “Há uma briga forte por …

Falar sobre você na entrevista de emprego: como responder

  • Autor: todacarreira.com
  • Data de publicação: 06/06/2022
  • Revisão: 2.76 (156 vote)
  • Resumo: Seu papel na empresa. Exemplo. Uma hipótese de resposta é: “Sou formado na Universidade… e já trabalhei nas empresas…, onde aprendi muito sobre …

Comunicação no trabalho: a relação entre diálogo na empresa e bem-estar

  • Autor: blog.convenia.com.br
  • Data de publicação: 04/10/2022
  • Revisão: 2.6 (134 vote)
  • Resumo: Comunicação no trabalho: a relação entre diálogo na empresa e bem-estar … Não é de hoje que muitas empresas consideram seus colaboradores o ativo mais …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: A comunicação no trabalho atinge todos que de forma direta ou indireta estão envolvidos com o estabelecimento. É por meio dele que os líderes conhecem a sua rede de talentos e com posse desse conhecimento poderão traçar estratégias operacionais e …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net