Top 13 como regular os hormonios femininos naturalmente perfecto

Neste post, você aprenderá sobre como regular os hormonios femininos naturalmente perfeita para o dia a dia. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

A menopausa é caracterizada pela interrupção da produção de estrógeno pelos ovários, levando ao surgimento dos sintomas e o uso de plantas medicinais podem ser uma boa opção para aliviar os sintomas. No entanto, devem ser usadas com orientação médica, pois não são indicadas para mulheres com histórico de câncer de mama ou que estejam em tratamento do câncer.

Uma outra forma de reposição natural é através dos suplementos alimentares como a lecitina de soja ou a isoflavona de soja cuja eficácia é segura e comprovada, auxiliando a mulher a se sentir melhor durante o climatério até a instalação da menopausa. Veja como usar a isoflavona de soja.

Algumas opções para fazer uma reposição hormonal natural na menopausa são:

1. Erva-de-São-Cristóvão (Cimicifuga racemosa)

A erva-de-São-Cristóvão possui flavonoides, glicosídeos, taninos e óleos voláteis, com ação semelhante aos antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina, como a fluoxetina ou sertralina, por exemplo, que geralmente são remédios indicados pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Desta forma, a erva-de-São-Cristóvão é uma opção natural para aliviar os sintomas da menopausa como ondas de calor, suor excessivo, ansiedade, alterações do humor ou insônia.

Como usar: a erva-de-São-Cristóvão pode ser usada na forma de chá. Para isto, deve-se adicionar 1 colher de folhas secas da erva em 180 mL de água fervente. Deixar repousar por 3 minutos, coar e tomar morno. Outra forma de usar a erva-de-São-Cristóvão é na forma de comprimidos, que podem ser comprados em farmácias ou drogarias. Saiba como usar os comprimidos da erva-de-São-Cristóvão.

Possíveis efeitos colaterais: o uso da planta em quantidades recomendadas pelo médico não está associada a efeitos colaterais. No entanto, caso seja utilizada em grandes quantidades e por um longo período, pode ter como consequência danos ao fígado. No caso do comprimido de erva-de-São-Cristóvão, os possíveis efeitos colaterais são diarreia, coceira, aumento do peso corporal e vermelhidão na pele, por exemplo.

2. Agnocasto (Vitex agnus-castus)

O agnocasto é rico em flavonóides, óleos essenciais, diterpenos e glicosídeos, que têm ação sobre os hormônios femininos LH e FSH, ajudando a reestabelecer o equilíbrio hormonal, e aliviar sintomas da menopausa como alterações do humor ou insônia, sendo uma boa opção de terapia de reposição hormonal natural.

Como usar: o agnocasto pode ser usado na forma de chá, adicionando 1 colher (de chá) de frutos de agnocasto em 300 mL de água e levar ao fogo por 3 a 4 minutos. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia. Além disso, o agnocasto pode ser usado na forma de cápsulas ou comprimidos vendido em farmácias, drogarias ou farmácias de manipulação. Saiba como usar as cápsulas e comprimidos de agnocasto.

Possíveis efeitos colaterais: os efeitos colaterais do agnocasto surgem quando essa planta é consumida com muita frequência e em quantidades superiores às recomendadas pelo médico, podendo haver dor de cabeça, alergia, queda de cabelo, coceira, náuseas, vômitos e boca seca.

3. Agripalma (Leonurus cardíaca)

A agripalma possui alcaloides, esteróis e flavonoides que ajudam a equilibrar os hormônios femininos, sendo uma opção de reposição hormonal natural na menopausa, ajudando a aliviar os sintomas como ansiedade, palpitações cardíacas ou insônia, por exemplo.

Essa planta não deve ser usada por mulheres que utilizam remédios antipsicóticos ou anti-inflamatórios não esteroides.

Como usar: a agripalma pode ser usada na forma de chá. Para isso, deve-se colocar 2 colheres (de café) da erva seca em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, em seguida coar e tomar uma xícara pela manhã e uma xícara à noite.

Possíveis efeitos colaterais: quando utilizada em grandes quantidades, a agripalma pode provocar diarreia, sonolência, alteração da pressão arterial, contração do útero e sangramento uterino.

4. Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)

A erva-de-São-João, também conhecida como hipericão, é uma planta medicinal rica em hipericina e a hiperforina, com efeito antidepressivo, além de flavonóis, biflavonas e naftodiantronas, que ajudam a acalmar e melhorar os sintomas da menopausa como depressão e ondas de calor.

Essa planta não deve ser usada por mulheres que estejam utilizando remédios antidepressivos como sertralina, paroxetina ou nefazodona, por exemplo.

Como usar: a erva-de-São-João pode ser usada na forma de tintura, cápsulas ou na forma de chá preparado com a planta seca. Para preparar o chá, deve-se colocar 1 colher de chá (2 a 3g) de erva-de-são-joão seca em 250 mL de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.

Possíveis efeitos colaterais: o consumo frequente da erva-de-São-João pode ter como efeito colateral dor de estômago, alergia e agitação, por exemplo.

5. Pé-de-leão (Alchemilla vulgaris)

O pé-de-leão é uma planta que ajuda a interromper a menstruação abundante, que para muitas mulheres é comum durante o período do climatério, podendo ser combinada com outras plantas como Angelica chinesa (Dong quai) e Cohosh-preto para um efeito mais rápido.

Como usar: pode-se usar o pé-de-leão na forma de chá adicionando 1 colher de folhas secas do pé-de-leão em 180 mL de água fervente. Coar após 5 minutos e tomar morno.

6. Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus)

O Ginseng siberiado é rico em eleuterosideos, com ação antidepressiva, ajudando a melhorar o humor, e aumentar a libido, além disso essa planta ajuda a mulher a se adaptar às mudanças hormonais da menopausa, diminuindo o estresse e aumentando a energia.

Essa planta não deve ser usada por mulheres que tenham pressão alta, artrite reumatóide, doença de Chron, doenças cardíacas ou mentais.

Como usar: para usar o ginseng siberiado pode-se preparar o chá fervendo 1 cm da raiz em 200 mL de água. Coar após 5 minutos e tomar morno.

Possíveis efeitos colaterais: o uso do ginseng siberiano não está associado a efeitos colaterais, mas em alguns casos, principalmente quando usado em grandes quantidades, pode haver sangramento vaginal, tontura e desregulação da pressão arterial.

7. Amora negra (Morus Nigra L.)

As folhas da amoreira negra auxiliam no combate aos sintomas da menopausa, especialmente as ondas de calor, porque contém fitoestrógenos que ajudam a regular os níveis hormonais na corrente sanguínea.

Além disso, essa planta ajuda a melhorar a memória, a energia, a saúde mental e a qualidade do sono, sendo uma boa opção para a reposição hormonal natural na menopausa.

A amora negra não deve ser usada por mulheres que tenham problemas gastrointestinais, como gastrite ou úlcera, hipertireoidismo, ansiedade, insônia, doenças cardiovasculares ou renais.

Como usar: as folhas da amoreira negra podem ser usadas na forma de chá. Para preparar deve-se ferver 5 folhas de amoreira em 500 mL de água. Coar após 5 minutos e tomar morno.

Possíveis efeitos colaterais: o principal efeito colateral relacionado com a amora negra é a diarreia, principalmente quando se consumido em excesso.

8. Salva (Salvia officinalis)

A salva é uma planta medicinal que tem propriedades inibidoras do suor, sendo indicada especialmente para combater as ondas de calor e o suor noturno na menopausa porque ajuda na correção dos níveis hormonais, sendo eficaz e bem tolerada pelo organismo.

Como usar: a salva pode ser usada na forma de chá ou tintura. Para o preparo do chá, deve-se adicionar 10 g de folhas secas de salva em 1 litro de água fervente. Coar após 10 minutos e tomar 1 xícara do chá morno até 3 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais: quando a salva é consumida em grandes quantidades, podem surgir alguns efeitos adversos, como aumento dos batimentos cardíacos, enjoo e calor excessivo, por exemplo.

Assista o vídeo a seguir com outras dicas de como aliviar os sintomas da menopausa:

Top 13 como regular os hormonios femininos naturalmente um guia que Nha Xinh

4 fontes de alimentos que mantêm os hormônios em equilíbrio

  • Autor: revistalofficiel.com.br
  • Data de publicação: 07/17/2022
  • Revisão: 5 (714 vote)
  • Resumo: Os hormônios controlam as muitas funções do corpo, como humor, energia, sono, metabolismo, comportamento social, sistema imunológico e …

Os alimentos que ajudam os nossos principais hormônios a funcionar bem

  • Autor: conquistesuavida.com.br
  • Data de publicação: 03/06/2022
  • Revisão: 4.49 (590 vote)
  • Resumo: Quando se trata do bom funcionamento do organismo, a atuação dos hormônios é um dos pontos mais relevantes, sabia? Afinal, eles atuam como reguladores,…
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Quando se trata de garantir o bom funcionamento da insulina – hormônio responsável pelo metabolismo da glicose -, uma boa dica é consumir canela, termogênico rico em polifenóis (com ação antioxidante) e também em cromo, que auxilia muito na …

Está com problemas hormonais? Descubra 5 alimentos que vão ajudar a equilibrar seu organismo

  • Autor: dermaclub.com.br
  • Data de publicação: 09/03/2022
  • Revisão: 4.25 (496 vote)
  • Resumo: … a flora intestinal, também ajuda a acelerar o metabolismo e é rico em vitaminas do complexo B, que colaboram para regular os hormônios.

Desequilíbrio Hormonal: Está com os Hormônios Desregulados?

  • Autor: my.oceandrop.com.br
  • Data de publicação: 04/01/2022
  • Revisão: 4 (217 vote)
  • Resumo: Desequilíbrio hormonal feminino – como tratar. Recomendado principalmente para mulheres durante a menopausa e em casos de hipotireoidismo, a reposição hormonal …

5 Hormônios femininos importantes para sua saúde!

  • Autor: clinicasim.com
  • Data de publicação: 04/06/2022
  • Revisão: 3.99 (515 vote)
  • Resumo: Diferente dos homens, o organismo feminino possui em todas fases da vida ciclos hormonais que comandam seu corpo e que pode trazer sintomas como …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Após o início do ciclo menstrual na adolescência, este processo costuma-se repetir mensalmente no corpo da mulher, com a descamação do tecido que envolve a cavidade do útero, que se desprende uma vez que não ocorreu a fertilização do óvulo. …

5 remédios para regular os hormônios naturalmente

  • Autor: melhorcomsaude.com.br
  • Data de publicação: 06/04/2022
  • Revisão: 3.76 (562 vote)
  • Resumo: Regular os hormônios naturalmente é possível · 1. Óleo de rícino · 2. Maca · 3. Óleo de prímula · 4. Levedura de cerveja · 5. Erva-doce.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Este tubérculo andino, muito popular no Peru, é considerado hoje um superalimento. Além de ser muito energética e estimulante, a maca nos ajuda a rejuvenescer todo o sistema endócrino; e mais, não só nos homens como também nas mulheres, independente …

Equilíbrio hormonal: 4 dicas para regular os hormônios

  • Autor: saudeemdia.com.br
  • Data de publicação: 10/22/2022
  • Revisão: 3.52 (587 vote)
  • Resumo: Equilíbrio hormonal: 4 dicas para regular os hormônios · Fazer atividade física · Ter uma boa noite de sono · Diminuir o consumo de açúcar e …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: O desequilíbrio hormonal pode acontecer com mais frequência em algumas fases como a puberdade, durante a menstruação, a gravidez e também a menopausa, como explica o nutrólogo. “Mas algumas pessoas podem ter desequilíbrios hormonais frequentes que …

10 dicas para manter o equilíbrio hormonal

  • Autor: longevidadesaudavel.com.br
  • Data de publicação: 04/23/2022
  • Revisão: 3.27 (527 vote)
  • Resumo: No organismo humano, o grande responsável por garantir a resposta do corpo a ataques de estresse é o hormônio cortisol. Entretanto, assim como …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Outro estudo, encontrou evidências de que a prática de exercícios físicos também pode ajudar a aumentar os níveis de hormônios de manutenção dos músculos que decaem ao longo dos anos, como por exemplo a testosterona, IGF-1, DHEA e hormônio do …

Entenda como a reposição hormonal feminina influencia … – PartMed

  • Autor: blog.partmedsaude.com.br
  • Data de publicação: 10/15/2022
  • Revisão: 3.08 (347 vote)
  • Resumo: Diversas mudanças acometem o corpo feminino com o passar do tempo. … hormônios que antes eram produzidos naturalmente pelo organismo, …

Tudo sobre desequilíbrio hormonal: definição, causas, sintomas e tratamentos

  • Autor: eigierdiagnosticos.com.br
  • Data de publicação: 02/26/2022
  • Revisão: 2.96 (197 vote)
  • Resumo: Mas algumas pessoas experimentam problemas contínuos relativos aos seus hormônios. Muitos desses desequilíbrios são causados por fatores externos, como …

Como regular os hormônios femininos naturalmente? Veja aqui

  • Autor: funerariaarce.com.br
  • Data de publicação: 07/29/2022
  • Revisão: 2.85 (71 vote)
  • Resumo: Invista em fontes de gorduras saudáveis, tais como o óleo de coco, a banha de porco, o abacate, a manteiga e o salmão. Os grãos carregam uma …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: As atividades físicas regulares também são grandes aliados para as mulheres na busca da regularização dos hormônios. Realizar exercícios regularmente auxiliam na manutenção do estrogênio, testosterona e na progesterona; além de ajudar no controle do …

7 alimentos que devem ser consumidos para equilibrar problemas hormonais

  • Autor: dicasdemulher.com.br
  • Data de publicação: 09/30/2022
  • Revisão: 2.78 (115 vote)
  • Resumo: … nos hormônios, que são responsáveis por diversas funções no nosso corpo. … e é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a regular os hormônios.

Desequilíbrio hormonal: principais causas e como identificar

  • Autor: magscan.com.br
  • Data de publicação: 12/21/2021
  • Revisão: 2.63 (52 vote)
  • Resumo: Conheça as causas do desequilíbrio hormonal feminino e saiba como o problema pode … A queda na produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4), por sua vez, …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Esses implantes hormonais prometem conter estradiol, testosterona, DHEA, gestrinona, entre outros hormônios. Mas por serem manipulados (e não produzidos por indústrias farmacêuticas), os médicos afirmam não ser possível garantir sua eficácia e …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net