Top 10+ o que evitar diabetes gestacional perfecto

Fizemos todo o trabalho de pesquisa para você e encontramos os o que evitar diabetes gestacional mais bem avaliados. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Video o que evitar diabetes gestacional

Ocasionada através do excesso de açúcar no sangue, a diabetes gestacional (ou diabetes mellitus gestacional – DMG) é um problema muito comum durante a gravidez. Somente no Brasil, estima-se que há mais de 150 mil casos diagnosticados por ano que, se não forem tratados da forma certa durante a gestação, podem persistir após o nascimento do bebê.

Para entender melhor sobre o assunto e aprender como evitar essa doença através da alimentação e de outras práticas saudáveis, nós conversamos com a nutricionista Liliam Teixeira que é especializada em nutrição para diabetes e nutrição materno-infantil.

Afinal, o que é diabetes gestacional?

Para suprir as necessidades nutricionais do bebê, o aumento da quantidade de açúcar no sangue de uma mulher grávida é um processo que acontece naturalmente. No entanto, quando esse açúcar não se transforma em energia – ou quando o organismo da mulher não produz a quantidade necessária de insulina, criando, assim, uma certa resistência -, a diabetes gestacional pode ser desenvolvida.

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. E com isso o pâncreas dessa mulher aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro. Mas cada mulher reage de uma maneira diferente com essa grande mudança hormonal e em algumas esse processo pode não ocorrer, ocasionando o diabetes gestacional”, explica a nutricionista Liliam Teixeira.

Diabetes gestacional: quais são os sintomas e os riscos dessa doença?

Segundo a especialista, a diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher mesmo sem apresentar sintomas aparentes e, quando desenvolvida, a doença pode ocasionar uma série de complicações na vida da mãe e do bebê.

“É necessário acompanhar durante toda a gestação, pois o aumento dessa glicose pode gerar macrossomia fetal (que é o crescimento excessivo do bebê), além hipoglicemia neonatal, partos traumáticos e possível diabetes na vida adulta. Por isso, o ideal é ter um acompanhamento da alimentação junto à sua nutricionista especialista em Nutrição Materno-Infantil e ao seu obstetra”, afirma.

A especialista explica, ainda, que o acompanhamento do quadro de diabetes gestacional acontece em partes. De acordo com ela, geralmente a partir do 6° mês o obstetra solicita um exame de tolerância a glicose para avaliar a possibilidade de alguma alteração. “Para ter o diagnóstico de diabetes gestacional a glicose de jejum virá igual ou maior a 92mg/dl ou, após 1 hora da ingestão do açúcar, a 180mg/dl e após 2 horas, a 153mg/dl”, explica.

Além disso, a nutricionista também explica quais são aos fatores de riscos que podem ajudar a ocasionar a doença. De acordo com ela, “o que pode ser um fator de risco para aumentar a probabilidade de ocorrer o diabetes gestacional é ganho de peso excessivo (sobrepeso ou obesidade), idade materna avançada, história familiar de diabetes, história de diabetes gestacional, SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), hipertensão arterial na gestação e gravidez de gêmeos”.

Como evitar a diabetes gestacional através da alimentação?

Além da importância de ter um acompanhamento médico, a nutricionista ressalta outros pontos que podem ajudar a evitar ou prevenir a diabetes gestacional, como ter uma alimentação saudável e balanceada que esteja de acordo com as necessidades nutricionais do bebê.

“Durante a gestação, a nutrição precisa ser ajustada para cada fase da gravidez, pois a cada trimestre as necessidades nutricionais mudam de acordo com o crescimento do bebê. O que seria o ideal? A mulher se planejar, começar um acompanhamento nutricional em torno de 3 meses (ou mais) antes de engravidar, para ajustar o peso da mãe, ter qualidade na alimentação e, se necessário, fazer uma suplementação de vitaminas”, afirma Liliam Teixeira.

Para finalizar, a nutricionista separou algumas dicas de alimentação que podem ser seguidas para garantir a saudabilidade da mãe e do bebê durante a gravidez. São elas:

1. Evitar o consumo de açúcares em geral, como mel, melado, doces, refrigerantes e bebidas adoçadas com açúcar, podendo utilizar adoçantes naturais indicados pela nutricionista de forma individualizada;

2. Consumir alimentos ricos em cereais integrais e leguminosas, como lentilhas, ervilhas e grão-de-bico;

3. Controlar a quantidade de porções de frutas ao longo do dia, principalmente o excesso de suco de frutas;

4. Consumir hortaliças cruas e cozidas, para garantir o fornecimento de vitaminas, minerais e fibras. As fibras insolúveis, como grãos integrais e hortaliças, ajudam a combater a constipação;

5. Beber cerca de 6 a 8 copos de água por dia nos intervalos das principais refeições, bem como chás, refrescos naturais de limão, maracujá ou caju;

6. Evitar o consumo de suco de fruta concentrado por ser feito com muitas unidades de fruta e acabar elevando o consumo diário de açúcar;

7. Optar por sucos de laranja, manga e uva quando estiver com hipoglicemia (glicemia abaixo de 70mg/dl) ou depois de atividades físicas;

8. Consumir laticínios: de acordo com a especialista, eles são necessários para garantir proteínas e calorias adicionais necessárias ao crescimento do feto, além de fornecerem uma boa quantidade de cálcio;

9. Moderar no consumo e no uso do sal e de alimentos ricos em sódio;

10. Prestar atenção nas embalagens de produtos diets ou lights para verificar se realmente possuem açúcar e qual é a quantidade de carboidratos;

11. Preparar receitas em casa: essa é uma das melhores formas de controlar a qualidade dos alimentos.

Top 13 o que evitar diabetes gestacional um guia que Nhaxinhplaza

Saiba como evitar o diabetes gestacional

  • Autor: hemocord.com.br
  • Data de publicação: 08/25/2022
  • Revisão: 4.72 (585 vote)
  • Resumo: Manter o controle do diabetes durante a gestação necessita apenas de alimentação balanceada, de acordo com orientação profissional. A recomendação é uma dieta …

Diabetes gestacional: sintomas, riscos e tratamento

Diabetes gestacional: sintomas, riscos e tratamento
  • Autor: prevenir.pt
  • Data de publicação: 11/09/2022
  • Revisão: 4.49 (243 vote)
  • Resumo: A diabetes gestacional resulta da incapacidade do organismo produzir insulina suficiente para as necessidades desta fase. Conheça os sintomas e tratamento.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Quando os valores de glicemia voltam ao normal, em jejum inferior a 95 mg/dl e, uma hora após as refeições, inferior a 140 mg/dl (mesmo sem medicação nas que faziam), mas só temos a certeza quando se repete a prova de tolerância à glicose oral, seis …

Cuidar da alimentação é fundamental para evitar o diabetes gestacional

  • Autor: saude.ce.gov.br
  • Data de publicação: 08/18/2022
  • Revisão: 4.19 (332 vote)
  • Resumo: O cardápio para as gestantes com diabetes gestacional ou não deve ser composta por uma alimentação diversificada, mas sempre evitando alimentos …

Diabetes gestacional: saiba como prevenir

  • Autor: medprev.online
  • Data de publicação: 12/29/2021
  • Revisão: 4.15 (311 vote)
  • Resumo: Se possível, prefira atividades físicas mais leves, como caminhada ou natação. Use as escadas em vez do elevador e faça alongamentos como pilates ou yoga. Evite …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: O período de gestação é uma ocasião na qual a mulher deve se cercar de todos os cuidados possíveis. Por isso, as consultas e os exames pré-natal não podem ser deixados de lado em hipótese alguma. Um teste de DMG deve ser realizado entre 24 e 28 …

Qual é a Melhor Dieta para Diabetes Gestacional? – ANAD

Qual é a Melhor Dieta para Diabetes Gestacional? - ANAD
  • Autor: anad.org.br
  • Data de publicação: 06/27/2022
  • Revisão: 3.86 (326 vote)
  • Resumo: O Que Evitar · Evitando Alimentos Açucarados · Evitando Alimentos Muito Amiláceos · Evitando Açúcares Ocultos e Carboidratos.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Os altos níveis de açúcar no sangue podem ser prejudiciais para a mulher e para o feto em crescimento. Para ajudar a administrar os níveis de açúcar no sangue, é importante monitorar quantos, que tipo e com que frequência os carboidratos são …

O cardápio da grávida com diabete gestacional ou hipertensa

  • Autor: bebe.abril.com.br
  • Data de publicação: 01/26/2022
  • Revisão: 3.65 (265 vote)
  • Resumo: A manobra mantém a glicose no organismo sob controle e evita os picos de fome. Outro ponto importante é ingerir muitas fibras, o que prolonga a …

Dieta para diabetes gestacional – Portal Mãe-Me-Quer

  • Autor: maemequer.sapo.pt
  • Data de publicação: 07/20/2022
  • Revisão: 3.39 (561 vote)
  • Resumo: Evitar também alimentos ricos em gordura (especialmente alimentos fritos e snacks) e limitar a gordura que é adicionada aos pratos e cozinhados (mesmo que seja …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Apesar de ser muitíssimo importante que limite o consumo de açúcar e doces no geral, há algum espaço para momentos de exceção. Contudo, é importante saber fazer escolhas que lhe permitam satisfazer o paladar sem ter tanto impacto na sua saúde (e do …

Como prevenir a diabetes gestacional e quais são os sintomas

  • Autor: folhabv.com.br
  • Data de publicação: 06/04/2022
  • Revisão: 3.32 (598 vote)
  • Resumo: “Uma alimentação saudável e o peso adequado são essenciais para evitar a diabetes gestacional, evitar alimentos muito doces como bolos, …

Diabetes gestacional: cardápio para prevenir e combater a doença

  • Autor: revistacrescer.globo.com
  • Data de publicação: 03/31/2022
  • Revisão: 3.06 (308 vote)
  • Resumo: Aumente o consumo de fibrasm que promovem saciedade e ajudam a estabilizar os níveis de glicose. Vale ingerir mais verduras e legumes, incluir …

Alimentação Para Quem tem Diabetes Gestacional – Famivita

  • Autor: famivita.com.br
  • Data de publicação: 06/18/2022
  • Revisão: 2.82 (181 vote)
  • Resumo: O que não comer na diabetes gestacional? · Doces, principalmente os industrializados, mas não somente · Refrigerantes · Chocolate · Manteiga · Frituras no geral …

Dieta para diabetes gestacional: o que comer no tratamento

  • Autor: blog.vhita.com.br
  • Data de publicação: 10/01/2022
  • Revisão: 2.77 (89 vote)
  • Resumo: 1. Carboidratos · Prefira carboidratos na forma de alimentos in natura ou minimamente processados, como as verduras, legumes e frutas; · Consuma …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: REYES-MUÑOZ, E. et al. Nutritional supplements in the prevention of gestational diabetes mellitus: Evidence-based lessons learned. Gac. Méd. Méx., v. 156, n. 3, Cidade do México, 2020. Disponível em: …

Diabetes gestacional: conheça as causas e saiba como evitar

  • Autor: saude.ig.com.br
  • Data de publicação: 04/07/2022
  • Revisão: 2.74 (110 vote)
  • Resumo: A maioria dos casos não precisa de medicação, é possível controlar apenas com modificações na dieta. “O tratamento do diabetes gestacional em …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: O fato de a mulher ter tido a doença durante a gravidez serve de alerta para que mantenha uma vida saudável , evite ganhar peso e pratique alguma atividade física. Afinal, o pâncreas, que é o responsável pela liberação da insulina, já avisou de …

Diabetes gestacional: confira dicas para evitar a doença

  • Autor: estadao.com.br
  • Data de publicação: 04/03/2022
  • Revisão: 2.65 (146 vote)
  • Resumo: O que vamos evitar? Alimentos refinados, açúcar, farinha branca, pães brancos, arroz branco, alimentos que sejam feitos com esses ingredientes.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: “Realizar mudança de vida, prática de atividade física e controlar ganho de peso. Não é que não vai ganhar peso, mas esse ganho de peso precisa ser adequado. Toda a parte do metabolismo da mulher altera muito. Se tem muito enjoo, vamos aliar os …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net