Top 6 planta 9 horas como cuidar perfecto

Neste artigo vamos explicar planta 9 horas como cuidar perfeita para o dia a dia. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Video planta 9 horas como cuidar

O Brasil é um país tão abençoado pela natureza abundante, que temos aqui inúmeras espécies de flores e plantas, desde as maiores até as menores e coloridas, como a Onze-horas.

A Flor Onze-Horas

A for onze-horas, cujo nome científico é Portulaca grandiflora, pertencendo à família das Portulacaceae, que tem origem na América do Sul, estando presente a partir do sudeste do Brasil até a Argentina e o Uruguai. Além disso, ainda pode ser observada na parte sul da Ásia, por isso, em Bangladesh é chamada de “Time Fool”, cuja tradução pode ser algo em torno “bobo do tempo”, em razão de suas flores aparecerem conforme o horário, sempre entre as onze horas e o meio-dia, daí o seu nome.

Características

A onze-horas é planta bastante pequena e que cresce rapidamente, chegando a medir no máximo 30 cm de altura. Suas folhas apresentam uma aparência carnuda e espessa, medindo aproximadamente 02 cm de comprimento, e, distribuídas de forma alternada, em grupos pequenos. Suas flores têm tamanho de mais ou menos 03 centímetros, contendo cinco com colorações variadas, como rosas, laranjas, vermelhas, amarelas e brancas.

Em muitos lugares ela é chamada de Beldroega, o que pode incluir outras diferentes espécies de flores. Em nosso país ela é chamada mesmo de onze-horas, pois esse é horário que ela inicia a abertura de suas flores.

Formas de Cultivo

Esta planta tem seu crescimento muito mais ativo se estiver em climas temperados, precisando de um solo com boa drenagem e bastante luz do sol para ficar bonita e saudável. Ela é bastante usada para enfeitar os ambientes, especialmente em solos planos em razão de ser bem baixa, com cores vibrantes e muitas flores.

Conforme o costume, em determinados lugares, quando se dá de presente a alguém uma onze-horas é sinal de amor.

Essa planta tem no máximo vinte centímetros de tamanho e, como já dissemos, possui as folhas bastante carnudas, ganhando destaque especialmente pela beleza de suas flores, que florescem o ano todo e numa quantidade grande, apresentando uma enorme variedade de cores, fazendo dela uma planta perfeita para trazer mais alegria ao jardim.

Plantas como as onze-horas possuem uma grande vantagem frente as demais, já que se adaptam melhor aos extremos do clima, sobrevivendo por bastante tempo sem água ou nutrientes, se nutrindo apenas do que já está armazenado. Entretanto, a ideia de montar um jardim e conseguir as mais belas plantas, só é possível se for cumprida algumas regras básicas, como aquelas que seguem abaixo:

Dicas de Plantio

Antes de partir para o plantio das onze-horas, faça uma mistura da terra do solo com uma quantidade de adubo orgânico, e, quando a planta atingir certo desenvolvimento, o que se dá com a produção de flores, junte à terra vez ou outra o adubo NPK rico em fósforo, para que seja feita a estimulação no florescimento, reforçando também a dosagem do fertilizante orgânico.

Faça a irrigação de maneira a nunca permitir que o solo fique totalmente seco, já que não é porque a flor possui a capacidade de ficar sem água que se deve fazer com que a mesma passe por essa privação. Também é importante que se tenha equilíbrio, já que a terra não pode ficar encharcada nem mesmo os botões das flores, pois isso pode ajudar no desenvolvimento de doenças.

O melhor local para cultivo é aquele em que mais bata sol, já que ela não tem restrições quanto às radiações em excesso, pois o sol ajuda no florescimento e abertura das flores. Ao contrário do que se possa pensar, essa não é planta difícil de ser cuidada, basta que se tenha os cuidados básicos e certamente o resultado será o melhor possível.

Outro ponto que deve ser levantado é que, as pessoas que não estão habituadas a cultivas tal planta vão se assustar quando as flores da mesma se fecharem no período da noite, é normal, e, no outro dia, assim que o sol nascer elas começarão novamente a se abrir.

Materiais Usados no Plantio da Onze-Horas

  • Pá para jardinagem
  • Fertilizantes
  • Mudas
  • Espátula para jardinagem

Observações Importantes

  1. Se preferir compre as mudas que estejam recém-cultivadas, já que as mesmas permanecerão abertas por um tempo maior durante o dia. As mudas já crescidas se abrem no período da manhã e se fecham quase sempre à tarde, e, em dias nublados também ficam fechadas.
  2. Opte por um lugar que receba diretamente a luz do sol. Ao contrário de outras flores, a onze-horas se desenvolve muito melhor em climas secos e quentes. Lugares perfeitos incluem jardins rochosos, ao longo de pistas e calçadas, por entre pavimentos, ou ainda em pequenos nichos em passeios e pátios.
  3. Faça o plantio das mudas com espaços aproximados de até 60 cm, isso tudo conforme as instruções dadas pelo florista.
  4. Nãoi se esqueça de regar as mudas de forma periódica. Deixe que o solo seque um pouco entre uma rega e outra.
  5. Faça a remoção das flores secas para dar maior força ao reflorescimento e assim a planta irá se manter num estado de saúde adequado.
  6. Faça a fertilização das plantas entre uma e duas vezes no fim do verão.
  7. As pessoas que moram no sul do Brasil, não cultivem a planta em períodos de frio intenso ou geada.

Mais Dicas

As onze-horas devem ser plantadas primeiramente em potes, os mesmos que se faz o cultivo inicial do morango, ou ainda em potes de argila juntamente com as bolsas próprias para o plantio. É complicado de se manter outras plantas com a hidratação adequada em potes para morangos, porém, essa planta em particular está habituada a sobreviver bem em condições áridas.

A onze-horas é uma flor bastante forte e que pede uma drenagem adequada, tornando-se uma excelente opção para encostas e solos arenosos. Além disso, ela precisa de muito sol para que se mantenha saudável, sendo preciso de 06 a 08 horas de luz solar direta.

Todos que moram do sudeste ao norte de nordeste do Brasil podem cultivar sem medo a onze-horas, pois certamente terão jardins floridos e convidativos o ano todo.

Top 6 planta 9 horas como cuidar um guia que Nha Xinh

Onze-horas: saiba como plantar e cuidar dessa flor

  • Autor: blog.cobasi.com.br
  • Data de publicação: 06/12/2022
  • Revisão: 4.69 (258 vote)
  • Resumo: É capaz de suportar geadas, mesmo tendo o clima quente como seu ambiente preferido. Como cuidar da planta onze-horas no vaso?
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Aliada dos fãs da jardinagem, é importante destacar que a onze-horas pode ser plantada tanto em bordas de canteiros – onde se destaca em configurações como jardins rochosos – quanto em vasos e jardineiras, brilhando pela delicadeza de suas pétalas …

Como plantar e cuidar de onze-horas

  • Autor: casa.abril.com.br
  • Data de publicação: 03/11/2022
  • Revisão: 4.42 (466 vote)
  • Resumo: As plantas de onze-horas precisam de seis a oito horas de luz solar plena na maioria dos dias. Se você tentar cultivá-las em uma área com sombra …

Como cuidar de onze-horas – 4 passos – Casa – umCOMO

  • Autor: casa.umcomo.com.br
  • Data de publicação: 05/27/2022
  • Revisão: 4.23 (419 vote)
  • Resumo: Como cuidar de onze-horas. As flores onze-horas, também conhecidas por Portulaca Grandiflora é uma planta nativa da América do sul e …

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

  • Autor: vivadecora.com.br
  • Data de publicação: 03/12/2022
  • Revisão: 4.03 (567 vote)
  • Resumo: 9. Plantas fáceis de cuidar: a Agave é uma das plantas fáceis de … A onze-horas é uma planta muito resistente e seu cultivo pode ser feito …

Como plantar onze-horas: passo a passo

  • Autor: blog.plantei.com.br
  • Data de publicação: 12/21/2021
  • Revisão: 3.99 (492 vote)
  • Resumo: A onze-horas (Portulaca Grandiflora) é uma pequena planta nativa da América do Sul, … Mini-rosas: como cuidar, podar e adubar.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que …

Qual a diferença da planta 9 11 horas?

  • Autor: vivendobauru.com.br
  • Data de publicação: 06/24/2022
  • Revisão: 3.7 (346 vote)
  • Resumo: Como cuidar de nove horas? … Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net