Top 15 como fazer desfralde a noite perfecto

Neste post, você aprenderá sobre como fazer desfralde a noite mais bem avaliados. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Video como fazer desfralde a noite

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o primeiro sinal de que é a hora certa de tirar a fralda é quando a criança começa a avisar que fez cocô ou xixi na fralda. Assim, a partir desse momento, os pais devem observar e anotar os hábitos da criança, principalmente o momento do dia que costuma fazer as necessidades, pois assim é possível iniciar o desfralde.

Até os dois anos de idade, a criança não consegue controlar os esfíncteres da bexiga ou do intestino, porém o desfralde pode começar a ser feito a partir de 1 ano e meio, com o desfralde diurno, que leva pelo menos 6 meses. Uma boa forma de iniciar o desfralde diurno consiste em tirar a fralda por algumas horas durante o dia, e aos poucos deixar a criança sem fralda durante todo o dia, observando os sinais de que o bebê quer fazer as necessidades e estimulando o uso do banheiro.

O desfralde deve ser feito com orientação do pediatra e, além disso, é importante que os pais sempre tenham paciência e entendam que cada criança tem seu tempo, seu ritmo e seus hábitos, devendo-se evitar comparações com outras crianças e incentivar sempre com explicações, conversas e elogios.

Algumas dicas para desfraldar o bebê são:

1. Tirar a fralda algumas horas por dia

Para iniciar o desfralde, é importante fazer gradualmente por pelo menos 6 meses, iniciando a partir de 2 anos, conforme orientação do pediatra, retirando a fralda por algumas horas durante o dia, para que a criança se acostume aos poucos a não ter a fralda e para que os pais possam observar o comportamento da criança, entender os sinais de que a criança vai fazer as necessidades e estimular o uso do penico.

Aos poucos pode-se deixar a criança sem a fralda durante todo o dia, mas deve-se manter a fralda noturna inicialmente.

2. Estimular o uso do penico

É importante estimular a criança a usar o penico ou o redutor de vaso sanitário, a partir dos dois anos de idade, conforme orientação do pediatra, deixando-a se acostumar com o dispositivo escolhido. No entanto, inicialmente, o ideal é usar o penico pois a criança se sente mais confortável e mais segura.

Para estimular o uso do penico, deve-se sentar a criança no penico inicialmente com roupas mesmo e aos poucos sugerir que se sentem sem as roupas, para que a criança vá se familiarizando com o penico. É importante se certificar de que os pés da criança estejam apoiados no chão de forma que se sinta confortável. É importante também usar termos simples e positivos que ajudam a estimular a criança a começar a usar o penico.

Além disso, o penico deve estar no banheiro, perto do vaso sanitário para estimular que a criança associe as necessidades ao ambiente do banheiro. Em alguns casos, os pais podem optar por usar o redutor de vaso sanitário, mas devem-se certificar de que a criança alcança o vaso sanitário, utilizando banquinho ou escadinha, e que se sinta segura e sem medo de cair no vaso.

No caso da criança resistir ao uso do penico ou redutor do vaso sanitário ou não pegar o jeito de uso em algumas semanas, pode indicar que ainda não esteja pronta para o desfralde, sendo recomendado não forçar o uso e esperar alguns meses para tentar novamente.

3. Criar uma rotina

Para estimular o desfralde, deve-se criar uma rotina para ajudar nos bons hábitos, como sentar a criança no penico ou redutor de vaso sanitário por alguns minutos em intervalos regulares, após as refeições, ao acordar ou antes de deitar, e deixar a criança se levantar quando sentir vontade.

Além disso, deve-se estimular e elogiar a criança por tentar usar o penico ou o vaso sanitário, e lembrá-la de que pode tentar mais tarde novamente.

Nos casos de sair de casa, como ir para a escolinha ou nos passeios que se vai fazer com a criança, deve-se levar e estimular a criança a usar o penico antes de sair de casa.

4. Conversar com a criança

É importante conversar com a criança e explicar o que é o penico e o vaso sanitário e para que servem, mostrando como se usa e dando o exemplo, como fazer as necessidades no vaso sanitário na frente da criança, mostrar o papel higiênico e a descarga, para que a criança entenda e se sinta motivada a seguir o exemplo dos pais.

5. Elogiar a conquista

A cada vez que a criança utilizar o penico ou o vaso sanitário, seja por incentivo dos pais ou porque a criança sinalizou que queria usar, é importante elogiar a conquista e mostrar a felicidade dos pais para que a criança se sinta estimulada e motivada a repetir a utilização e a conquista.

6. Ter paciência

Durante o desfralde, algumas vezes a criança pode deixar escapar o xixi ou o cocô, sendo importante que os pais tenham paciência e persistência para ensinar e incentivar a criança a sinalizar que deseja fazer as necessidades ou usar o penico.

Além disso, o processo de desfralde da criança é demorado e deve-se seguir o ritmo da criança, sempre incentivando para que o bebê comece a aprender sem resistir e sem associar de forma negativa às últimas tentativas.

7. Não brigar com a criança

É importante nunca brigar ou xingar a criança, para não desencorajá-la e deixá-la com medo de tentar novamente. A pressão sobre a criança não a fará aprender mais rapidamente, pelo contrário, pode gerar traumas e atrasar o desfralde.

Nos casos em que o bebê faz todo o xixi ou cocô na cueca ou calcinha, deve-se falar calmamente com a criança, explicar que deve fazer xixi ou cocô no banheiro e trocar a cueca ou calcinha por uma nova, num tom de informação e não de bronca.

7. Vestir a criança com roupas leves

Para facilitar o desfralde, deve-se vestir a criança com roupas leves e fáceis para tirar, como shorts ou calças com elástico, facilitando a retirada quando a criança sinalizar que deseja fazer as necessidades.

8. Levar roupas extras

Na fase de desfralde, é normal que aconteçam “acidentes”, em que a criança faz xixi ou cocô fora do lugar apropriado ou na própria roupa. Por isso, é importante sair com a criança, levando roupas extras para trocar, caso acidentes aconteçam.

Ao trocar a roupa da criança, deve-se deixá-la confortável e não chamar sua atenção para não gerar traumas.

9. Fazer o desfralde noturno

O desfralde noturno deve ser feito com a orientação do pediatra, sendo uma das últimas etapas do desfralde, em que geralmente é recomendado quando a criança já passou pelo desfralde diurno, e mostra alguns sinais de que já tem controle dos esfíncteres e está preparada para tirar a fralda noturna, como acordar normalmente com a fralda seca, pedir para ir ao banheiro durante o dia ou se sente incomodada de colocar a fralda à noite, por exemplo.

Durante o desfralde noturno, é importante conversar com a criança, explicar que não vai dormir de fralda, e incentivar a chamar os pais quando quiser ir ao banheiro à noite.

Além disso, algumas dicas que podem ajudar no desfralde noturno é levar a criança ao banheiro à noite antes de dormir, evitar dar líquidos em excesso para a criança antes de dormir ou acordar a criança de madrugada, pelo menos uma vez, e levá-la ao banheiro.

10. Usar lençóis impermeáveis

Para o desfralde tanto diurno quanto noturno, é importante ter lençóis impermeáveis, para evitar que o colchão, sofá ou tapetes, ou outras superfícies que o bebê utiliza fiquem sujos ou molhados caso aconteça algum “acidente”.

11. Entender que recaídas acontecem

Algumas vezes, durante o desfralde, é comum que a criança tenha recaídas e volte a usar fraldas, sendo importante que os pais não desanimem e incentivem a criança, entendendo que cada criança tem seu tempo e que pode não estar preparada nesse momento para o desfralde.

Se isso acontecer, deve-se esperar entre 4 a 6 semanas e voltar a tentar, mantendo sempre o sentimento de positivismo para que o bebê não se sinta castigado ou desmotivado.

Top 15 como fazer desfralde a noite um guia que Nha Xinh

Xixi na cama: como resolver?

Xixi na cama: como resolver?
  • Autor: revistacrescer.globo.com
  • Data de publicação: 08/09/2022
  • Revisão: 4.68 (567 vote)
  • Resumo: Acordar a criança para fazer xixi no meio da noite funciona? … “O ideal é conversar antes sobre o desfralde noturno, explicar que é normal …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: O mundo vive um momento peculiar e que também pode afetar as crianças nesse sentido, que é a pandemia do coronavírus. “O controle desse mecanismo tem muito a ver com a segurança. Em uma situação como essa, que tem muito medo mesmo no ar, é natural …

Quando e como tirar a fralda da noite

  • Autor: dramarcelanoronha.com.br
  • Data de publicação: 06/01/2022
  • Revisão: 4.55 (552 vote)
  • Resumo: Coloque a criança para fazer xixi antes de ir para cama ou colocar a fralda noturna. · Não ofereça nenhum tipo de liquido (água, leite, suco, …

9 dicas para sobreviver ao desfralde noturno com (alguma) dignidade

  • Autor: mundoovo.com.br
  • Data de publicação: 05/21/2022
  • Revisão: 4.26 (516 vote)
  • Resumo: Escrevo esse post as 3:30 da manhã, depois de trocar o lençol da minha cama não uma, não duas, mas TRÊS vezes na mesma noite.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Veja bem, o Rio de Janeiro está desafiando a nossa sanidade mental com as mais altas temperaturas já registradas nos últimos zilhões de anos. Rio 40 graus, já virou Rio 50 graus faz tempo. A criança, recém-desfraldada (desfralde noturno aconteceu em …

Deixar de usar fraldas: quando? | Hospital da Luz

  • Autor: hospitaldaluz.pt
  • Data de publicação: 03/16/2022
  • Revisão: 4.08 (333 vote)
  • Resumo: Depois do desfralde durante o dia, a tentativa de tirar a fralda noturna pode ter início quando os pais começam a perceber que, durante a noite, …

Desfralde noturno: 5 passos para se livrar das fraldas – Likluc

  • Autor: likluc.com.br
  • Data de publicação: 05/22/2022
  • Revisão: 3.89 (236 vote)
  • Resumo: Para saber como fazer o desfralde noturno da forma correta, veja os 5 … preparado para pequenos acidentes, como um xixi durante a noite.

Como eu tirei a fralda da noite

  • Autor: mildicasdemae.com.br
  • Data de publicação: 09/03/2022
  • Revisão: 3.64 (319 vote)
  • Resumo: Em geral, nesses casos, os acidentes com xixi no colchão são menores, mas o desfralde noturno pode demorar um pouco mais para ocorrer. – …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: – Proteger o colchão é fundamental. Existem protetores impermeáveis (mas se os vazamentos ainda são frequentes, melhor apelas para outra forma de proteção, porque não dá para ter um protetor para cada noite!) e também colchões que já vêm com um dos …

Desfralde em 3 dias: tudo o que precisa de saber

  • Autor: maemequer.sapo.pt
  • Data de publicação: 12/02/2021
  • Revisão: 3.57 (204 vote)
  • Resumo: No entanto, se ocorrer a criança voltar a fazer xixi à noite, é sempre válido voltar a colocar a fralda e esperar mais algum tempo. Dicas para desfralde …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Vestir a criança sem fralda, com as cuecas novas que compraram juntos. Explique o que vai acontecer naquele dia, dizendo que vão tentar que as cuecas fiquem secas até ao final do dia. Vá dando água e frutas sumarentas à criança, ao longo do dia, …

Desfralde: guia para tirar a fralda, passo a passo!

  • Autor: pumpkin.pt
  • Data de publicação: 07/16/2022
  • Revisão: 3.23 (420 vote)
  • Resumo: E como se faz o desfralde de forma progressiva, respeitando as … não me mentalizei para passar à fase seguinte: tirar a fralda à noite.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Nós não devemos cair na tentação de rotular as coisas ou de comparar o nosso filho com os outros, porque se há crianças que estão preparadas para tirar as fraldas logo por volta do primeiro ano de idade, com outra isso pode acontecer apenas depois …

Dicas para facilitar o desfralde noturno – Mães com Ciência

Dicas para facilitar o desfralde noturno - Mães com Ciência
  • Autor: maescomciencia.com
  • Data de publicação: 06/16/2022
  • Revisão: 3.12 (205 vote)
  • Resumo: Dicas para facilitar o desfralde noturno ; 1- Observe e monitore a frequência de xixi a noite ; 2- Converse com a criança ; 3- Proteja o colchão …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Se ela costuma tomar leite antes de dormir estude a mudança de rotina, passar oferecer esse leite pelo menos 1 h antes de efetivamente ir para cama. No lugar de ser no meio do seu ritual de sono, que seja o começo dele; ou mesmo trocar esse leite …

Dicas para o desfralde noturno (e como desfraldei o Leo de um dia para o outro)

Dicas para o desfralde noturno (e como desfraldei o Leo de um dia para o outro)
  • Autor: macetesdemae.com
  • Data de publicação: 01/11/2022
  • Revisão: 2.79 (121 vote)
  • Resumo: Por mais que eu o levasse para fazer xixi 2 ou 3 vezes à noite, sempre tinha escapes. Aí voltei atrás, desisti, e retomei a ideia agora, …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Como eu disse lá em cima, tentei fazer o desfralde noturno do Leo há alguns meses e foi bem caótico. Por mais que eu o levasse para fazer xixi 2 ou 3 vezes à noite, sempre tinha escapes. Aí voltei atrás, desisti, e retomei a ideia agora, depois de …

7 dicas para ter sucesso no desfralde noturno

  • Autor: demaeemmae.com.br
  • Data de publicação: 01/17/2022
  • Revisão: 2.7 (142 vote)
  • Resumo: Afinal, serão muitas trocas até ele conseguir fazer o desfralde diurno. … e não tenha mais necessidade de ir ao banheiro durante a noite.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Mais uma dica muito importante para o desfralde: cortar líquidos antes da criança ir para a cama. Se seu filho ainda toma mamadeira, por exemplo, antes de dormir, você pode, em vez de oferecer na hora que vai para cama, oferecer antes do banho e, na …

9 dicas para tirar as fraldas ao seu filho

 9 dicas para tirar as fraldas ao seu filho
  • Autor: observador.pt
  • Data de publicação: 05/02/2022
  • Revisão: 2.73 (87 vote)
  • Resumo: “Os pais são responsáveis pelo desfralde dos filhos”, … mito é a ideia de que se deve retirar a fralda de dia e de noite ao mesmo tempo.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: – Não há uma idade certa para se ver livre das fraldas. Antes dos 18 meses são poucos os músculos que estão preparados para o desfralde, mas caso uma criança de quatro anos não seja capaz de iniciar o desfralde diurno, o melhor será levá-la ao …

Desfralde noturno: como fazer com o seu bebê?

  • Autor: blog-pt.kinedu.com
  • Data de publicação: 04/20/2022
  • Revisão: 2.58 (110 vote)
  • Resumo: Como fazer o desfralde noturno? · utilize um protetor de colchão; · prefira fraldas que vestem como roupas, facilitando a colocação antes de a criança deitar; · se …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Cada criança tem um tempo diferente para o desfralde noturno. Não há problema algum se o seu filho tiver 5, 6 ou 7 anos e ainda não conseguir segurar o xixi enquanto dorme. A dica é evitar comparações com irmãos, primos ou coleguinhas e encarar isso …

Desfralde noturno: 5 dicas para ajudar nesse processo

  • Autor: nestlebabyandme.com.br
  • Data de publicação: 12/13/2021
  • Revisão: 2.56 (56 vote)
  • Resumo: Pelo menos uma vez por noite, é necessário acordar a criança para levá-la ao banheiro e fazer xixi. Ela pode se apresentar um pouco …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: NOTA IMPORTANTE: Acreditamos que a amamentação é a melhor opção para a nutrição de lactentes, pois o leite materno fornece uma dieta balanceada e proteção contra doenças para o bebê, sendo superior quando comparado aos seus substitutos. Apoiamos …

Desfralde noturno: como lidar com o xixi na cama?

  • Autor: colomae.com
  • Data de publicação: 12/02/2021
  • Revisão: 2.39 (87 vote)
  • Resumo: – Evite líquidos pelo menos 2 horas antes de dormir. – Aproveite o verão para fazer o desfralde, nessa época transpiramos mais além de ser bem …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Percebendo os sinais positivos, converse com a criança. Lembre-se que é muito importante ela participar ativamente do processo de desfralde. Explique que ela irá dormir sem a fralda e que pode acordar com vontade de fazer xixi e chamar por ajuda. …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net