Confira essa lista 10+ como melhorar a colica menstrual perfecto

Mostraremos abaixo o passo a passo e oque você precisa fazer para como melhorar a colica menstrual perfeita para o dia a dia. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Sentir dor devido às cólicas é algo comum durante o período pré-menstrual e também durante a menstruação. Enquanto algumas pessoas experimentam apenas cólicas leves, outras não têm tanta sorte assim. Em alguns casos, a dor das cólicas menstruais pode ser tão incômoda a ponto de impedir a pessoa de executar suas atividades diárias, como estudar ou trabalhar.

Embora existam medicamentos específicos que prometem aliviar as cólicas menstruais, também há muitas receitas caseiras para tratar as cólicas de um jeito natural e sem precisar recorrer aos analgésicos e antiinflamatórios de farmácia.

Por isso, separamos 5 receitas para você se livrar das terríveis cólicas de maneira rápida e natural. Da próxima vez que você sentir essa dor típica do período menstrual, vale a pena experimentar uma dessas receitas.

Continue lendo para descobrir 5 dicas de como obter alívio rápido das cólicas no seu próximo ciclo!

Por que as cólicas ocorrem?

As cólicas menstruais são causadas por contrações no útero. Essas contrações são desencadeadas por mudanças hormonais do seu corpo, particularmente devido às prostaglandinas. Essas substâncias ajudam o útero a se contrair e relaxar, para que o endométrio (tecido que reveste o útero) possa se desprender e sair pelo canal vaginal.

Então se a gente for parar pra pensar, produzir prostaglandinas é um processo necessário para que a menstruação desça. Mas o que acontece é que, em excesso, elas acabam causando dores quando o útero se contrai muito fortemente, sabe?

E vale lembrar que cada corpo é diferente, deste modo o jeito que cada um sente a dor da cólica varia de pessoa para pessoa.

Diante disso, a cólica pode ser uma dor abdominal ou pélvica mais intensa e pode vir acompanhada de vários outros sintomas como dor nas costas, nas pernas, náusea e dores de cabeça.

Normalmente as cólicas começam alguns dias antes da menstruação (dando aquela intensificada na TPM) e se estendem até os primeiros dias do período menstrual.

1. Alimentos que ajudam no combate às cólicas menstruais

Manter uma dieta bem equilibrada pode ajudar a proteger seu corpo e reduzir cólicas dolorosas.

Afinal de contas, comer os nutrientes certos ajuda a aumentar as defesas naturais do nosso corpo e combater qualquer cólica menstrual dolorosa.

E a boa notícia é que existem muitos alimentos gostosos por aí que podem ajudar a combater as cólicas menstruais, principalmente os que reduzem os níveis de estrogênio.

Conheça alguns desses alimentos que vão te livrar das cólicas menstruais enquanto você come! Oba!

Vegetais verde-escuros

Adicionar vegetais à sua dieta reduz a inflamação e dá ao seu corpo a fibra necessária para remover o excesso de estrogênio do corpo. E sabe o que isso quer dizer? Adeus, cólicas. Além disso, vegetais mais escuros contêm cálcio, o que não apenas ajuda com cólicas menstruais, mas também com outros sintomas emocionais da TPM.

Vale cozinhar um brócolis no vapor ou refogar o espinafre no azeite salpicado com ervas finas. Se você não gostar do sabor dessws vegetais, experimente bater a couve com sua fruta favorita e um pouquinho de hortelã num suco verde-mega-power. Você nem vai sentir que a couve está lá!

Grãos integrais

As fibras presentes nos grãos integrais ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio e, por consequência, aliviam as dores menstruais. E você pode consumir esses alimentos facilmente, viu? Basta trocar o arroz branco pelo integral ou o pão francês pelo integral.

E que tal assistir um filme enquanto come uma pipoca caseira? Sim! O milho também é um grão integral perfeito para ter à mão quando bater aquela fome insaciável da TPM.

Chocolate

O chocolate é o alimento número 1 nos desejos típicos da TPM. Se você faz parte desse grupo de pessoas, estamos aqui para lhe dizer que o chocolate pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais devido ao seu alto teor de magnésio. O magnésio ajuda a relaxar os músculos e pode interromper a produção de substâncias que causam as cólicas.

Importante te lembrar que você deve preferir o chocolate amargo, pois o excesso de açúcar do chocolate ao leite pode acabar piorando os sintomas menstruais.

2. Chás para cólicas menstruais

Você sabia que os chás também podem ser importantes aliados no combate às cólicas? Eles têm propriedades antiinflamatórias e anti-espasmódicas, o que ajuda a reduzir demais o desconforto abdominal.

A seguir listamos 3 chás indicados para alívio rápidos das cólicas e dores do período menstrual. Vale a pena tentar!

Chá de canela

Com um aroma inconfundível, a canela é uma querida para a nossa menstruação. Alguns estudos científicos já comprovaram que ela pode ser uma super aliada no combate às cólicas menstruais e aos incômodos associados à ela como dores, sangramento menstrual intenso, náuseas e vômitos.

Se você quiser saber mais preparamos um texto aqui no blog que fala justamente dos efeitos da canela no nosso ciclo menstrual.

Chá de gengibre

Esta raiz tem o poder de diminuir a inflamação e a dor, o que a torna perfeita para combater as cólicas mais difíceis. O gengibre também é conhecido por aliviar a náusea, um efeito colateral comum das cólicas. E sabe qual a melhor parte? Ele é super versátil! Além de apreciar uma caneca quentinha de chá de gengibre, você pode adicioná-lo em saladas ou sucos.

Chá de camomila

Considerada um calmante natural, a camomila também possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de prostaglandina amenizando as dores do período menstrual. Além disso, ela também aumenta a produção de um aminoácido chamado glicina. Esse aminoácido tem propriedades antiespasmódicas que deixa o útero mais “relaxado”, enfraquecendo assim as cólicas.

Se você quiser mais receitas de chás, neste texto aqui do blog listamos os 5 chás para aliviar as cólicas menstruais.

3. Massagem com óleos essenciais para cólicas

Fazer uma massagem abdominal pode promover o relaxamento e uma sensação gostosa de bem estar. E você pode acrescentar um cheirinho à esse momento.

A adição de óleos essenciais para um estilo de massagem com aromaterapia pode ainda ter benefícios adicionais.

Um estudo científico descobriu que a massagem terapêutica e a aromaterapia podem reduzir significativamente a dor menstrual. (Lee, 2018)

Aqui estão alguns óleos essenciais que te podem ajudar nesse período do mês:

  • Lavanda e Laranja Doce: são relaxantes, trazem energia e positividade;
  • Cravo e Alecrim: reduzem o estresse e ajudam a minimizar a dor;
  • Canela e Sálvia: efeito anti-inflamatório reduzindo desconfortos dos períodos menstruais.

Sabia que já existe um mix de óleos essenciais anti-cólicas e anti-TPM contendo todos esses extratos mencionados acima? Sim! Criamos um blend perfeito que mistura as propriedades de todos esses extratos em um único óleo!

Clique aqui para saber como funciona o óleo para aromaterapia anti-cólicas e anti-TPM.

4. Exercícios físicos podem aliviar as dores da menstruação

Se movimente! Seja uma caminhada no quarteirão ou um treino leve na academia, o exercício pode ser um importante auxílio no combate às cólicas. Isso porque quando você se exercita a circulação sanguínea aumenta, o que pode reduzir consideravelmente as cólicas. E não precisa pegar pesado no treino, não! De acordo com um estudo realizado em 2018, o exercício aeróbico de baixa a média intensidade por 30 minutos já é suficiente para reduzir a dor causada por cólicas menstruais.

Para encaixar um treino aeróbico em sua agenda, considere ir de bicicleta para o trabalho, fazer uma caminhada rápida na hora do almoço ou dançar suas músicas favoritas.

Conheça os benefícios da dança para a menstruação

Se você precisar de ajuda para se sentir mais confortável para se exercitar durante a menstruação, experimente conhecer como funcionam as calcinhas absorventes . Elas são capazes de absorver o fluxo menstrual sem deixar passar para a roupa! Agora não tem mais desculpa para não se exercitar, hein!

5. Compressa quente para cólicas menstruais

Usar uma bolsa de água quente no abdômen também pode ajudar a relaxar os músculos do útero. E são esses músculos que causam as cólicas menstruais. Além disso, o calor também pode aumentar a circulação no abdômen, o que também ajuda a reduzir a dor.

A compressa quente pode parecer um gesto muito simples, mas uma pesquisa demonstrou que o calor realmente alivia as cólicas menstruais e pode até ser mais eficaz do que tomar paracetamol. Então vale a pena testar!

Se você não tiver uma bolsa de água quente, vale tomar um banho morninho ou usar uma toalha quente sobre a região.

E você pode fazer desse um momento de relaxamento. Que tal colocar um óleo essencial no difusor e aproveitar pra criar um instante de autocuidado no seu dia? Também vale colocar uma música relaxante enquanto o calor age relaxando os seus músculos do útero. Delícia, né?

Como evitar as cólicas no próximo período menstrual

Pode ser que suas cólicas menstruais sempre aparecem todo mês, mas existem algumas maneiras de evitar que ela aconteça em maior intensidade. Por isso não podemos deixar de te lembrar que manter uma dieta saudável e uma rotina regular de exercícios ajuda (e muito!) na prevenção da dor menstrual.

Além disso, você pode dar uma forcinha pro seu útero ficar mais relaxado e livre das cólicas dando uma maneirada nos seguintes hábitos:

  • Fumar;
  • Álcool;
  • Cafeína;
  • Comidas gordurosas;
  • Laticínios;
  • Açúcar em excesso.

Quando devo procurar um médico para cólicas?

As cólicas duram o dia todo ou estão fazendo você vomitar de dor? Suas cólicas parecem mais contrações? A sua dor menstrual é tão forte e incontrolável que você não consegue ir à escola ou ao trabalho? Então pode ser que você precise de ajuda médica.

Procure seu ginecologista para verificar o que pode estar piorando suas cólicas e investigar condições como a endometriose, doença inflamatória pélvica ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Embora as cólicas menstruais sejam muito comuns, reforçamos que sentir dor intensa NÃO é normal! Se esse for o seu caso, não pense duas vezes antes de procurar ajuda. Afinal de contas, ninguém precisa passar pela menstruação com tanto sofrimento assim, né? Sua médica vai conseguir te ajudar nisso.

Concluindo…

Se você não quer apelar para os remédios de farmácia, existem muitas maneiras naturais de tratar as cólicas menstruais. Desde o que você come até praticar um exercício físico mais leve.

Além disso, viver uma rotina saudável faz toda a diferença para manter nosso corpo em equilíbrio físico e emocional. E lembre-se! Se ainda assim as dores persistirem, vale uma visita à sua ginecologista, combinado assim?

Você também sofre com cólicas menstruais? Qual a sua receita infalível para se livrar dela?

Top 12 como melhorar a colica menstrual um guia que Nha Xinh

Os melhores chás para aliviar a dor da cólica menstrual

  • Autor: conquistesuavida.com.br
  • Data de publicação: 02/26/2022
  • Revisão: 4.82 (676 vote)
  • Resumo: Os melhores chás para aliviar a dor da cólica menstrual · 1. Chá de gengibre tem efeito analgésico · 2. Chá de camomila tem efeito calmante e estimula produção de …

TEXTO: Juliana Contaifer  IMAGENS: Getty Images Unsplash

  • Autor: metropoles.com
  • Data de publicação: 11/07/2022
  • Revisão: 4.41 (572 vote)
  • Resumo: Confira dicas para aliviar as dores da cólica menstrual. Juliana Contaifer. metrópoles. Dicas para aliviar a cólica menstrual. cólica menstrual …

Como aliviar a cólica menstrual? Descubra 5 maneiras! – Buscofem

  • Autor: buscofem.com.br
  • Data de publicação: 08/19/2022
  • Revisão: 4.2 (467 vote)
  • Resumo: Uma forma bem simples e caseira de aliviar a dor pélvica é aplicar uma fonte de calor na região do baixo-ventre (entre o “pé da barriga” e a pélvis). Pode ser …

Biblioteca Virtual em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • Autor: bvsms.saude.gov.br
  • Data de publicação: 05/25/2022
  • Revisão: 4.16 (436 vote)
  • Resumo: Exercícios físicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária; – coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica …

Melhores tratamentos para cólica menstrual

  • Autor: mdsaude.com
  • Data de publicação: 07/19/2022
  • Revisão: 3.81 (598 vote)
  • Resumo: → Esse tipo de menstruação raramente requer medicamentos e medidas caseiras são mais do que suficiente para aliviar a dor. Dismenorreia grau 2: …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: O DIU Mirena, que é um DIU que contém pequenas doses de hormônio, também ajuda no tratamento dismenorreia. Por outro lado, o DIU de cobre não é indicado, pois costuma agravar os sintomas (leia: DIU de Cobre e DIU Mirena – Anticoncepcional …

Dismenorréia ou cólica menstrual | Pfizer Brasil

  • Autor: pfizer.com.br
  • Data de publicação: 09/03/2022
  • Revisão: 3.6 (375 vote)
  • Resumo: Não fume no durante o período menstrual – se você é fumante, uma das recomendações que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais é não fumar durante esse …

Veja 10 dicas para amenizar as dores da cólica menstrual – GZH

  • Autor: gauchazh.clicrbs.com.br
  • Data de publicação: 12/26/2021
  • Revisão: 3.55 (456 vote)
  • Resumo: Veja 10 dicas para amenizar as dores da cólica menstrual · 1 – Descanse · 2 – Faça exercícios físicos · 3 – Abuse de alimentos certos · 4 – Esqueça …

CÓLICA MENSTRUAL: veja 10 alimentos que aliviam as dores da

  • Autor: jc.ne10.uol.com.br
  • Data de publicação: 08/18/2022
  • Revisão: 3.39 (523 vote)
  • Resumo: Folhas verdes: são ricas em fibras que podem aliviar os problemas digestivos associados ao ciclo menstrual. · Pipoca: · Abacate: · Oleaginosas: …

Cólica menstrual: saiba como aliviar rápido

  • Autor: blog.kompa.com.br
  • Data de publicação: 04/29/2022
  • Revisão: 3.09 (463 vote)
  • Resumo: Portanto, veja alguns métodos simples e eficazes de forma a ajudar a diminuir as ações das cólicas. Alguns sintomas da cólica menstrual. Náuseas …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Por fim, foi apresentado, algumas alternativas de como prevenir a cólica menstrual. Sendo assim basta agora colocar em prática algumas das dicas. Vale destacar que há qualquer momento que sentir algum desconforto diferente, é ideal a procura por um …

Como aliviar os sintomas da cólica menstrual?

  • Autor: anabeatrizmatos.com
  • Data de publicação: 07/22/2022
  • Revisão: 2.95 (176 vote)
  • Resumo: Uma técnica antiga, simples e eficiente é colocar uma bolsa de água quente na região pélvica quando a cólica começar a dar sinais de que está …

Como aliviar as dores da cólica menstrual? – Cuidados Pela Vida

  • Autor: cuidadospelavida.com.br
  • Data de publicação: 10/11/2022
  • Revisão: 2.87 (163 vote)
  • Resumo: “Podemos amenizar por meio do uso de medicamentos. Os que usamos com frequência são os anti-inflamatórios não esteroides, que agem diminuindo a …

Cólica menstrual: 6 maneiras de aliviar o sintoma em casa

Cólica menstrual: 6 maneiras de aliviar o sintoma em casa
  • Autor: revistamarieclaire.globo.com
  • Data de publicação: 10/18/2022
  • Revisão: 2.62 (197 vote)
  • Resumo: Cólica menstrual: 6 maneiras de aliviar o sintoma em casa. Entenda como a quarentena pode influenciar nos sintomas da TPM e quais cuidados …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Para saber quais os melhores tratamentos é essencial ter uma relação aberta com seu ginecologista, se conhecer e ter consicência do seu fluxo, além de buscar saber mais sobre o assunto. Vale desde anotar as datas do seu ciclo menstrual até pesquisar …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net