Confira essa lista 10+ como planejar compras de supermercado perfecto

Mostraremos abaixo o passo a passo e oque você precisa fazer para como planejar compras de supermercado mais bem avaliados. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Quando comecei a morar sozinha tive aquela fase em que a gente ainda acredita que a caixinha de leite surge magicamente na geladeira e o papel higiênico aparece milagrosamente no armário, sabe?

Infelizmente ela acabou muito antes do que eu imaginava e, com isso, veio a necessidade de fazer compras no supermercado. Por mais boba que possa parecer esta missão, confesso que demorei bastante para conseguir me organizar e não esquecer (quase) nada. E, para ajudar quem está começando nessa vida de quem sai da casa dos pais, seja para estudar, trabalhar ou casar, reuni aqui algumas dicas super úteis e que me ajudam bastante hoje em dia.

. Depois de providenciar os Utensílios básicos de cozinha para evitar o desespero no meio da receita, a gente precisa montar uma Despensa básica com o mínimo para conseguir cozinhar, como sal, azeite, algum temperinho etc. (Clique nos links para acessar os itens.)

. Para começar a pensar na lista de compras de supermercado, o primeiro passo é verificar o que está faltando em casa. E aí não tem muito segredo: a forma mais fácil da memória não falhar é ir anotando tudo o que acaba em um papel ou em uma nota no smartphone (eu prefiro a segunda opção pois muitas vezes estava na rua, na porta do supermercado e sem a lista; como atualmente ninguém anda sem o celular no bolso, a chance disso acontecer é infinitamente menor). Lembre-se também de incluir os produtos de higiene e de limpeza.

. O segundo passo é calcular a quantidade de refeições que serão necessárias naquela semana (almoço e jantar todos os dias?). Aliás, eu costumo fazer compras semanais pois não tenho carro para carregar uma compra do mês, por exemplo, e também para ter sempre alimentos mais frescos em casa. E as coisas mais básicas e pesadas (como arroz, feijão e leite) eu acumulo para um dia em que possa voltar do supermercado de carona ou de táxi. Isso deixa tudo mais prático e para mim funciona bem.

. Voltando às refeições, eu sempre uso como referência para o almoço um prato com uma carne/proteína, um carboidrato e algum tipo de legume, além de uma saladinha. No jantar, geralmente opto por um sanduíche mais leve, uma sopa gostosa ou uma salada caprichada com alguma proteína. Além disso, é sempre legal pensar também em pães, frios e frutas para o café da manhã, em alguns lanches para o meio da tarde, bebidas. Com base nisso, você consegue ter uma ideia do que precisa comprar. No começo dá um pouquinho de trabalho, mas com o tempo a gente vai pegando o jeito e aprende o que falta e o que sobra.

. Para quem ainda não está acostumado com essa dinâmica é mais difícil, mas hoje em dia eu já peguei o jeito. É só se organizar que funciona: se forem cinco refeições completas, por exemplo, você vai precisar de cinco porções de proteína (animal ou vegetal), cinco de carboidratos, cinco de legumes e de salada. Geralmente compro um pacote de folhas já higienizadas (rende para a salada da semana toda e, com um mix de folhas, dá para variar a cada dia) e os legumes (às vezes até algum que não gosto muito para ver se aprendo a comê-lo).

. O tamanho das porções depende do quanto você come: pra mim a proteína pode ser 1 filé de frango, de peixe ou de carne bovina médio e o carboidrato pode ser mais ou menos duas colheres de arroz, um montinho de macarrão ou uma batata média. Aí quando escolho os ingredientes principais, já penso em como posso prepará-los: grelhados, empanados, com algum molho, combinado com outra coisa… Você já pode definir quais serão os alimentos escolhidos e como vai prepará-los antes de sair de casa, mas prefiro definir isso no supermercado e aproveitar as oportunidades.

. Pode até ser mais fácil já ter tudo definido e anotado, mas não é muito vantajoso. Eu costumo definir as quantidades de cada tipo de alimento e, no supermercado, escolher de acordo com o que está com melhores preço e qualidade. Por exemplo, quando o tomate estava caro, eu comprava outra coisa no lugar. Isso vale também para as carnes, que variam bastante os preços de acordo com promoções (mas preste sempre atenção na data de validade!). Sem contar que assim a gente acaba dando preferência aos alimentos da época, mais baratos, que quase sempre têm menos agrotóxicos e são mais saborosos. E às vezes a gente leva até algum produto que geralmente é bem mais caro ou que não costumamos consumir e por isso não entraria na lista definida em casa.

. E como decidir o cardápio de cada dia com toda essa compra? O ideal é chegar em casa e priorizar os alimentos de acordo com a validade: carnes resfriadas duram, no máximo, dois dias na geladeira (se não for consumir dentro desse prazo, já separe as porções e congele-as — elas resistem por até três meses no congelador). Separe também as frutas e legumes mais maduros para serem utilizados antes. E, depois disso, combine as porções de acordo com sua preferência, mais ou menos como a sugestão que preparei para vocês.

LISTA DE COMPRAS (sugestão para 1 pessoa, 1 refeição de segunda a sexta-feira)

  • 5 porções de proteína 2 bifes de carne bovina ou filés de frango (ou 1 de cada) 1 filé de peixe 1 linguiça calabresa 150 a 200g. de carne moída (patinho ou alcatra)
  • 5 porções de carboidrato 1 pacote pequeno de arroz (se já não tiver em casa) 1 pacote de macarrão (se já não tiver em casa) 2 batatas médias
  • 5 porções de legumes 2 cenouras 2 tomates 1 abobrinha pequena
  • Complementos 2 cebolas não muito grandes Alguns dentes de alho (ou alho desidratado em flocos) 1 pacote de feijão preto (se já não tiver em casa) 1 pacote de farinha de mandioca (se já não tiver em casa) 1 caixinha de creme de leite 50g. ou 1 pote pequeno de cogumelos em conserva
  • Outros itens 1 pacote de folhas higienizadas ou saladas a gosto Frutas Opções de lanches Pães Frios Bebidas

SUGESTÃO DE CARDÁPIO PARA 1 SEMANA (1 refeição, de segunda a sexta-feira)

  • Segunda-feira Bife ou filé de frango acebolado* Arroz Legumes na manteiga* Salada de alface
  • Terça-feira Filé de peixe Purê de cenoura e batata Salada de agrião
  • Quarta-feira Feijão preto com linguiça Arroz Farofa de legumes Salada de couve
  • Quinta-feira Macarrão a bolonhesa tradicional (com cenoura) Salada de rúcula
  • Sexta-feira Estrogonofe de carne ou de frango Arroz Batata palha feita no forno Salada de alface com cenoura

* Bife ou filé de frango acebolado – Corte mais ou menos 1/2 cebola em rodelas. Aqueça uma frigideira, acrescente um pouquinho de azeite ou margarina e grelhe o bife ou filé de frango. Enquanto os dois lados douram, tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino. Retire o bife/filé e coloque-o em um prato. Na mesma frigideira, distribua os anéis de cebola e espere-os murcharem, mexendo para que peguem bem o tempero. Retorne o bife/filé para a frigideira, mexa mais um pouquinho e sirva em seguida.

* Legumes na manteiga Corte 1/2 cenoura e 1/2 abobrinha (ou outros legumes, como brócolis, chuchu, berinjela etc.) em rodelas não muito grossas ou em cubos. Derreta 1 colher de sopa rasa de margarina ou manteiga em uma frigideira e, se quiser, acrescente 1/2 colher de chá ou 1/2 dente de alho picadinho. Coloque os legumes, tempere com sal e pimenta do reino, e 1/2 colher de ervas finas desidratadas. Quando os legumes estiverem macios, está pronto.

Foto: Beirut Beat

Top 12 como planejar compras de supermercado um guia que Nhaxinhplaza

7 listas de compras (e truques!) para economizar e facilitar sua vida no supermercado

 7 listas de compras (e truques!) para economizar e facilitar sua vida no supermercado
  • Autor: idinheiro.com.br
  • Data de publicação: 11/01/2022
  • Revisão: 4.69 (494 vote)
  • Resumo: Quer ideias de listas de compras de supermercado? Veja modelos para imprimir, truques para economizar, como analisar promoções, apps e mais.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Além disso, também vale escolher qual o melhor supermercado para suas compras. Alguns são mais completos, outros têm estacionamento gratuito etc. O preço, é claro, também não pode ficar de fora dos seus critérios, afinal de contas, estamos focando …

Planejamento de compras para ir menos ao supermercado 

  • Autor: blog.duogourmet.com.br
  • Data de publicação: 09/14/2022
  • Revisão: 4.48 (514 vote)
  • Resumo: O Duo Gourmet separou algumas ótimas dicas de planejamento de compras para ir menos ao supermercado, que poderão ser usadas até depois da quarentena.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Caso você possa, evite levar crianças e idosos ao supermercado, pois, com eles, a compra poderá ficar mais morosa, além de oferecer mais riscos à saúde deles. Isso também acaba gerando economia, porque muitas vezes as crianças acabam pegando …

5 dicas para economizar com as compras no supermercado

  • Autor: pt.linkedin.com
  • Data de publicação: 09/17/2022
  • Revisão: 4.28 (430 vote)
  • Resumo: Podemos notar o aumento muito considerável dos preços de alimentos in natura e minimamente processados como frutas, verduras, carnes e ovos. Os …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Por fim, para economizar com as compras em casa é essencial conversar com os familiares. Se você tem filhos que apresentam preferências por produtos de marcas específicas, explique para eles que este não é o melhor momento para consumir com tanta …

Lista de compras de supermercado: 5 dicas para organizar a sua

  • Autor: meliuz.com.br
  • Data de publicação: 01/21/2022
  • Revisão: 3.99 (544 vote)
  • Resumo: Você tem dificuldade na hora de fazer as suas compras? Descubra como acertar na hora de montar uma lista de compras de supermercado!

6 dicas para planejar as compras de supermercado e reduzir gastos

  • Autor: pointer.com.br
  • Data de publicação: 03/21/2022
  • Revisão: 3.93 (306 vote)
  • Resumo: 6 dicas para planejar as compras de supermercado e reduzir gastos · 1. Faça uma lista de compras · 2. Defina uma periodicidade para ir ao mercado.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Você é do tipo que prefere fazer a compra do mês de uma só vez ou gosta de ir semanalmente, fazendo compras menores? A melhor opção vai depender da sua rotina, dos hábitos ou da necessidade. Mas, seja mensal ou semanal, definir uma frequência de ida …

Como planejar as compras de supermercado da semana

  • Autor: comprandomeuape.com.br
  • Data de publicação: 05/30/2022
  • Revisão: 3.69 (250 vote)
  • Resumo: Planejamento é a palavra-chave para fazer as compras de supermercado da semana sem extrapolar no bolso! Quando vamos sair da casa dos pais, …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Quando vamos sair da casa dos pais, seja para casar ou para morar sozinho, nos pegamos diversas vezes pensando em como será a vida sem aquela mágica do pacote de arroz aparecer no armário ou sempre ter uma caixa de leite e achocolatado para o café …

Dicas práticas para planejar as suas compras no supermercado

Dicas práticas para planejar as suas compras no supermercado
  • Autor: hipercomercialmonlevade.com.br
  • Data de publicação: 05/23/2022
  • Revisão: 3.4 (457 vote)
  • Resumo: Para planejar as compras do supermercado, explicaremos em alguns tópicos como ter um melhor custo benefício e praticidade com as compras.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: A pesquisa por preços e promoções não são realizadas apenas no local. Uma boa opção são os panfletos de ofertas. Com a tecnologia tão presente no nosso dia a dia, também é possível ver as promoções do Hiper e Super Comercial Monlevade do site: …

Quer saber como economizar no Mercado? Aprenda a planejar suas compras

Quer saber como economizar no Mercado? Aprenda a planejar suas compras
  • Autor: blog.pagseguro.uol.com.br
  • Data de publicação: 12/12/2021
  • Revisão: 3.39 (547 vote)
  • Resumo: Menos idas ao mercado: ir às compras sem saber o que precisa é garantia que será necessário voltar ao supermercado mais vezes. Então, antes de …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Calcule quanto tempo você tem para ir ao mercado conforme a sua rotina. Dá para escolher cada produto com tranquilidade e levar um tempo a mais ou o objetivo é fazer as compras rapidinho? Saber isso é importante para criar a lista e não deixar …

Como planejar a lista de supermercado?

  • Autor: baiadoconhecimento.com
  • Data de publicação: 11/13/2022
  • Revisão: 3.01 (421 vote)
  • Resumo: Como planejar as compras da semana? Como fazer compra do mês no mercado? O que se compra no supermercado? Como fazer uma lista de compras eficiente?

13 dicas para economizar nas compras de supermercado

  • Autor: noticias.r7.com
  • Data de publicação: 04/03/2022
  • Revisão: 2.97 (155 vote)
  • Resumo: Preparar cardápio semanal, fazer planejamento de compras e se ater à lista são algumas das estratégias para gastar menos.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Para quem compra grandes quantidades, uma dica é fazer compras nos chamados atacarejos, lojas que combinam vendas no varejo e no atacado ou centrais de abastecimento. O preço unitário para quem compra mais unidades (normalmente três unidades do …

Lista de compras para o supermercado: saiba sua importância e como fazer uma

Lista de compras para o supermercado: saiba sua importância e como fazer uma
  • Autor: simplic.com.br
  • Data de publicação: 11/14/2022
  • Revisão: 2.89 (121 vote)
  • Resumo: Planejar as idas ao supermercado fazendo lista de compras é uma boa estratégia para economizar dinheiro e tempo.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Quando o cardápio semanal está planejado, você já sabe exatamente o que vai precisar para a semana toda. Então, você corta gastos desnecessários e compra só o que precisa, nas quantidades necessárias. Fazendo isso, é possível evitar desperdícios com …

Compras de supermercado para viagem: saiba o que não pode faltar na lista

  • Autor: oliberal.com
  • Data de publicação: 03/31/2022
  • Revisão: 2.65 (62 vote)
  • Resumo: Fazer um planejamento de compras, com uma lista organizada, é essencial para garantir praticidade e economia.

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net