Confira essa lista 10+ como estudar para o enem em 6 meses perfecto

Mostraremos abaixo o passo a passo e oque você precisa fazer para como estudar para o enem em 6 meses perfeita para o dia a dia. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Faltam poucos meses para o Enem e você deixou a matéria acumular? Calma, o socorro tá vindo! Veja 3 dicas para recuperar o tempo perdido e descubra como estudar para o ENEM em 4 meses.

Como estudar para o ENEM em 4 meses? Se você quiser ter um resultado acima da média, não tem escapatória. Agora tem que ter foco total!

Pra te ajudar nessa missão, vamos te dar alguns atalhos para atingir bons resultados, com 3 dicas de como recuperar o tempo perdido.

Já temos um texto sobre como começar a estudar para o ENEM e todas as dicas que estão lá também são aplicáveis a 4 meses da prova. Mas, neste texto, vamos ressaltar as mais importantes agora em que o tempo está apertado.

As dicas deste post são um plano de ação simples e objetivo para recuperar o tempo perdido. Sugerimos que leia também o texto “a melhor forma de estudar“, para complementar o conteúdo lido aqui.

3 dicas: como estudar para o ENEM em 4 meses

1 – Comece fazendo um simulado

Quando você usa o Waze pra chegar a um destino, é preciso saber aonde você quer chegar para que o aplicativo calcule a melhor rota. Mas há mais uma informação necessária: a sua localização atual, o ponto de partida!

Aqui o seu destino é a aprovação. O endereço é a nota que você precisa tirar para chegar lá. E seu ponto de partida? É a nota que você tiraria se fizesse a prova hoje.

E, para descobrir esse ponto de partida, você precisa simular o seu desempenho como se estivesse realmente fazendo a prova. Assim você terá uma noção do caminho que será necessário até a aprovação.

Alguns estarão em um ponto próximo, outros mais distantes, mas perceba que essa informação é essencial para traçar a sua rota.

Portanto, a nossa primeira dica é que você faça um simulado. É importante anotar o seu desempenho por área do conhecimento: por exemplo, se você acertou 36 questões de Ciências Humanas entre as 45 possíveis, anote que acertou 80% em Ciências Humanas e repita isso em todas as áreas.

Esse é o nosso ponto de partida e as próximas dicas vão depender desse primeiro passo. Certo?

Ainda sobre o simulado, tente usar o modelo mais próximo possível do ENEM. Caso não tenha acesso, faça uma das provas de anos anteriores. É possível acessá-las aqui: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.

2 – Monte o seu plano de estudos

Agora que você já tem em mãos o seu desempenho em cada disciplina, dá pra ter uma noção dos seus pontos fortes e seus pontos fracos. Essa é a primeira informação que precisamos para montar um plano de estudos.

Além dela, vamos precisar das seguintes informações:

Quantas horas por semana você tem disponíveis para estudar. Lembre-se que faltam 4 meses para a prova e será necessário dedicar um bom tempo para atingir um resultado significativo.

Quais os pesos de cada área do conhecimento para o curso que você quer no SiSU. Por exemplo, se você vai tentar entrar na USP, é possível verificar os pesos dos cursos da USP no SISU aqui: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/Termo-de-Adesão-USP-2019.pdf.

Com essas informações em mãos, vamos para um exemplo prático. Assim você terá uma ideia melhor de como montar o seu plano.

Dimas está estudando para entrar em História na USP. Ele fez um simulado e teve o seguinte desempenho:

  • 20% da nota máxima da Redação
  • 50% da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 20% em Matemática e suas Tecnologias
  • 20% em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 80% em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Para entender melhor sobre o cálculo da nota do ENEM, leia o nosso texto que explica o funcionamento da TRI. Aqui, para simplificar, estamos considerando a porcentagem simples de acertos.

Voltando ao caso Dimas.

Depois que simulou o seu desempenho, Dimas já sabe aonde está e quais são os seus pontos fortes e fracos.

Faltando 4 meses, ele calcula que terá disponível 8 horas por dia pra estudar.

Como quer cursar História na USP, ele levantou os pesos de cada área do conhecimento desse curso:

Como estudar para o ENEM em 4 meses

Com todos números em mãos, Dimas montou um plano de estudos. Focou em aumentar o seu desempenho nas áreas em que tirou uma nota baixa no simulado, mas também considerou o peso de cada área para o curso que vai prestar.

Primeiro, pegou o resultado do seu simulado e viu quanto faltava para atingir a nota máxima em cada área.

Ficou assim:

  • Ciências Humanas – Desempenho de 50%; para atingir a nota máxima falta 50%.
  • Linguagens – Desempenho de 80%; para atingir a nota máxima falta 20%.
  • Matemática – Desempenho de 20%; para atingir a nota máxima falta 80%.
  • Ciências da Natureza – Desempenho de 20%; para atingir a nota máxima falta 80%.
  • Redação – Desempenho de 20%, para atingir a nota máxima falta 80%.

Dimas então multiplicou o percentual que faltava para atingir a nota máxima (ou seja, a lacuna entre o seu desempenho e a nota máxima) pelo peso de cada área no SiSU. Dessa forma, chegou a um peso ponderado, que representa o peso daquela área na nota final x o quanto precisava melhorar aquela nota.

O peso ponderado ficou assim:

Desempenho atual Peso ponderado Redação 2,4 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 0,4 Ciências Humanas e suas Tecnologias 1,5 Ciências da Natureza e suas Tecnologias 0,8 Matemática e suas Tecnologias 0,8

Total 5,9

O percentual dado entre o peso ponderado de cada área e o total dos pesos ponderados somados é o tempo que Dimas vai dedicar à cada disciplina.

Desempenho atual Tempo percentual dedicado à área Tempo dedicado por dia Redação 40,68% 03h15 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 6,78% 00h33 Ciências Humanas e suas Tecnologias 25,42% 02h02 Ciências da Natureza e suas Tecnologias 13,56% 01h05 Matemática e suas Tecnologias 13,56% 01h05

Como Dimas já tem um bom desempenho em Linguagens, o tempo dedicado à essa área será bem menor. O foco em Linguagens não ajudaria a aumentar muito a sua nota final.

Já em Ciências da Natureza e Matemática, como o seu desempenho foi ruim no simulado, ele deverá dedicar o dobro do tempo que dedicará em Linguagens. Mesmo assim, cada uma delas ficará com apenas 13,56% da sua carga horária total de estudos, pois tais áreas têm peso 1 em sua nota.

Em Ciências Humanas, Dimas acertou 50%, desempenho melhor do que nas áreas já citadas. Porém, como o peso dessa área no curso que ele quer no SiSU é 3, será preciso dar mais atenção a ela. Dessa forma, ele precisará dedicar 25% do seu tempo às disciplinas que compõem as Ciências Humanas.

Por fim, Dimas deverá focar 40% do seu tempo nos estudos de Redação. Além de ter peso 3 no SiSU, a sua nota no simulado foi baixa. Ele precisará melhorar muito na redação se quiser ser aprovado.

Achou complicado? Baixe a planilha que fizemos para você montar o seu plano de estudos pessoal.

Você precisa preencher:

  • O seu desempenho em um simulado dividido pelas áreas do conhecimento;
  • O peso das áreas do conhecimento no curso que deseja prestar;
  • As horas disponíveis que você tem diariamente para estudar.

A planilha vai sugerir quantas horas por dia você deve se dedicar à cada área.

Lembrando que esta é só uma sugestão de como pensar a elaboração de um plano de estudos. Existem diversos outros caminhos e métodos. Não existe um consenso sobre um plano ou método ideal para estudar, já que cada aluno se adaptará melhor a uma forma.

Caso não tenha a orientação de um profissional de educação que esteja acompanhando de perto os seus estudos, esta sugestão poderá ser útil para você.

3 – Estude os assuntos mais cobrados

Agora que você já sabe quantas horas de estudo vai dedicar à cada área do conhecimento, chegou a hora de planejar quais conteúdos de cada área vai priorizar.

É importante pesquisar quais disciplinas, assuntos e temas são mais cobrados em cada área do conhecimento. Assim você poderá focar nos tópicos mais certeiros e garantir vários pontos a mais na prova.

Para Ciências Humanas, a sua lista está pronta!

Nós fizemos um levantamento de quais são os conteúdos mais frequentes nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Clique para acessar:

  • O que mais cai em História no ENEM
  • O que mais em Geografia no ENEM
  • O que mais cai em Sociologia no ENEM
  • O que mais cai em Filosofia no ENEM

Comece os estudos pelos temas mais cobrados e siga, então, para os menos cobrados.

Lembre-se que isso é só uma sugestão. Afinal, determinados temas podem ser difíceis de aprender quando não seguimos uma trilha de aprendizagem. Mas, como a questão aqui é a urgência, este é um bom caminho para focar no que é mais importante para a prova.

Curtiu o plano de ação?

Agora que você já sabe como estudar para o ENEM em 4 meses, bora colocar o plano em prática e correr contra o tempo!

Top 14 como estudar para o enem em 6 meses um guia que Nha Xinh

ENEM EM 6 MESES ( Cronograma) – Passei Direto

  • Autor: passeidireto.com
  • Data de publicação: 03/09/2022
  • Revisão: 4.7 (464 vote)
  • Resumo: Veja grátis o arquivo ENEM EM 6 MESES ( Cronograma) enviado para a … são as mais cobradas no Enem e são para você estudar exatamente por 5 meses + 1 mês …

Como estudar física para o Enem em 7 passos

  • Autor: ead.pucgoias.edu.br
  • Data de publicação: 05/06/2022
  • Revisão: 4.47 (294 vote)
  • Resumo: Confira um guia de como estudar física no Blog do EAD PUC Goiás! … Se você começou a se preparar para o Enem a menos de 6 meses das provas …

Veja como traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses

  • Autor: blog.academia.com.br
  • Data de publicação: 03/05/2022
  • Revisão: 4.22 (225 vote)
  • Resumo: Como traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses? · Faça um bom planejamento prévio · Defina o tempo de estudos diário · Estabeleça …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses. Assim, na reta final, você pode ajudar seus filhos a se preparar da melhor forma possível e conquistar uma ótima pontuação. Boa …

Enem 2022: como organizar a rotina de estudos faltando seis meses para o exame

Enem 2022: como organizar a rotina de estudos faltando seis meses para o exame
  • Autor: abcdoabc.com.br
  • Data de publicação: 09/01/2022
  • Revisão: 4.13 (503 vote)
  • Resumo: Enem 2022: como organizar a rotina de estudos faltando seis meses para o exame. Data: 24/05/2022 17:11 / Autor: Redação / Fonte: Escola Vereda.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Em relação à quantidade de horas de estudo por dia, a coordenadora orienta a começar de forma gradual e a otimizar o tempo já durante as aulas. “O mais importante para quem ainda está na escola é que utilize o tempo de aula como um tempo de estudo, …

Aprenda tudo o que precisa para o ENEM em 6 meses tabela de assuntos das matérias

  • Autor: canalinteligente.com
  • Data de publicação: 07/20/2022
  • Revisão: 3.85 (291 vote)
  • Resumo: Olá pessoal, tudo bem? Estamos a – pelo menos – 6 meses do ENEM 2020 e muitos de vocês já me disseram que só vão começar a estudar agora.

6 meses para o Enem 2022: saiba como se planejar – G1

  • Autor: g1.globo.com
  • Data de publicação: 04/06/2022
  • Revisão: 3.79 (505 vote)
  • Resumo: Faltam só seis meses para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que vai ser aplicado em 13 e 20 de …

Com 6 meses de estudos, aluno é aprovado em Administração na UEMG

Com 6 meses de estudos, aluno é aprovado em Administração na UEMG
  • Autor: stoodi.com.br
  • Data de publicação: 11/02/2022
  • Revisão: 3.51 (279 vote)
  • Resumo: A história de Caique Silva é bem curiosa e vale a pena ser lida principalmente por quem está em dúvida se ainda dá tempo de estudar para o ENEM.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: “Como eu já conhecia o Stoodi porque eu fazia aulas de reforço nele, eu resolvi assinar e acompanhar o Plano de Estudos, mesmo sabendo que eu tinha pouco tempo para estudar”, conta. Nessa época, Caique conseguia se dedicar duas horas por dias para o …

Enem em 6 Meses PDF – cronograma – Scribd

  • Autor: pt.scribd.com
  • Data de publicação: 07/24/2022
  • Revisão: 3.28 (567 vote)
  • Resumo: As matérias dos Checklists são as mais cobradas no Enem. e são para você estudar exatamente por 5 meses + 1 mês de revisão geral.

Seis meses para o Enem: veja o que ainda dá tempo de estudar

  • Autor: vaicairnoenem.com
  • Data de publicação: 02/07/2022
  • Revisão: 2.99 (206 vote)
  • Resumo: A exatos seis meses para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, previsto para os dias 13 e 20 novembro, …

Ainda dá tempo: veja como se inscrever e se preparar para o Enem em seis meses

  • Autor: diariodonordeste.verdesmares.com.br
  • Data de publicação: 12/18/2021
  • Revisão: 2.91 (135 vote)
  • Resumo: Organização é fundamental. A seis meses da data das provas, o diretor de ensino de umas escola de Fortaleza, Marcondes Carvalho, pondera que …

Menos de 6 meses para o Enem: como começar a estudar?

  • Autor: blog.mackenzie.br
  • Data de publicação: 04/05/2022
  • Revisão: 2.79 (91 vote)
  • Resumo: Entenda como estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora que faltam menos de seis meses para as provas.
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Você pode ter observado que a redação tem um peso superespecial no vestibular do Mackenzie, assim como ocorre em outras universidades. E não é à toa. Ela demonstra a capacidade de articular ideias, algo fundamental a um graduando. Por isso, vale …

6 meses pro ENEM e agora?

  • Autor: blog.enem.com.br
  • Data de publicação: 08/09/2022
  • Revisão: 2.71 (184 vote)
  • Resumo: O que fazer nesses 6 meses para o ENEM? Além de estudar, é claro, adicionar algumas coisas na sua rotina de estudos vai te ajudar a …

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?
  • Autor: planejativo.com
  • Data de publicação: 08/16/2022
  • Revisão: 2.52 (50 vote)
  • Resumo: Respirar fundo antes de estudar · Praticar Mindfulness · Fazer exercício físico · Não tomar muito café ou bebidas estimulantes · Escutar uma música que você gosta …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Além disso, você pode usar como estratégia para os próximos 5 meses de estudos estudar as disciplinas que mais caem no Enem! Vários cursos e centros de ensino fazem uma análise das provas do Enem e, em seguida, indicam as porcentagens de recorrência …

Confira 6 dicas para organizar o cronograma de estudos para a reta final do Enem 2022

  • Autor: blog.plataformaaz.com.br
  • Data de publicação: 02/05/2022
  • Revisão: 2.45 (52 vote)
  • Resumo: Como nós já comentamos, esses últimos meses de estudos podem ser melhor aproveitados se tiverem as revisões como principal meta. O primeiro …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Sabe quando sua mãe fala “tudo em excesso faz mal”? Acredite: isso também inclui os estudos. Por mais que você se organize para aproveitar ao máximo o tempo de estudo, nada disso importa se seu cronograma para o Enem também não está olhando para a …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net