Confira essa lista 10+ como usar corretamente o multimetro perfecto

Neste post, você aprenderá sobre como usar corretamente o multimetro mais bem avaliados. Se você gostou das nossas dicas , não deixe de acompanhar o guia nas redes nhaxinhplaza.net para mais opções incríveis!

Quando se trata de medir grandezas elétricas, há um dispositivo específico que vem na mente dos eletricistas e torna a rotina complicada desses profissionais em algo muito mais fácil. Ele também é conhecido por ser um dos itens essenciais em laboratórios, indústrias e muitos outros locais de trabalho na área de elétrica e eletrônica. Conseguiu adivinhar que aparelho é esse?

Pois saiba que estamos falando do multímetro!

Com suas funções importantes e inúmeras vantagens, é indispensável o conhecimento desse aparelho. Por isso mesmo, confira aqui tudo o que reunimos sobre o multímetro: o que é, como funciona e aplicações recomendadas para acabar de vez com as suas dúvidas sobre essa ferramenta.

O que é e para que serve o multímetro?

Créditos: Manual do Mundo / YouTube (2022)

Chamado de multimeter ou DMM (digital multi meter) em inglês, mas conhecido popularmente no Brasil por outros nomes, o multímetro é um aparelho criado com o objetivo de medir diferentes tipos de grandezas elétricas. Além disso, este pequeno aparelho também possui dois tipos de mostrador (display) e se adapta conforme a função específica e lugar de trabalho onde será destinado.

Ou seja, para ter uma visão mais clara, o multímetro (ou multiteste) é capaz de reunir amperímetro, voltímetro, capacímetro, frequencímetro, ohmímetro, termômetro e outros instrumentos em um único aparelho. Entretanto, essas opções de medição podem e irão variar de acordo com cada fabricante, sendo possível encontrar um aparelho que mede somente uma grandeza enquanto outros aparelhos disponíveis no mercado irão medir várias grandezas.

Tendo isso em mente, é indispensável ficar com um olho bem aberto quando for comprar o multímetro ou multiteste, garantindo que o aparelho escolhido realize as funções que você deseja. Em caso de confusões, não hesite em tirar dúvidas com o vendedor ou fabricante.

Multímetro Digital vs. Multímetro Analógico

Créditos: PauloByte Manutenção / YouTube (2022)

Como explicamos acima, é possível encontrar no mercado o multímetro com duas opções diferentes de amostradores e a escolha deles pode impactar diretamente em como o seu trabalho será realizado. Essas diferenças podem ocorrer e serem observadas da seguinte forma:

Multímetro digital

O multímetro digital (composto por um componente chamado de amplificador operacional) é a opção mais versátil para os profissionais, isso porque a sua capacidade de medição (capacímetro, ohmímetro, amperímetro, voltímetro, etc) o torna um aparelho essencial na indústria e em laboratórios, assim também como em serviços de campo.

Ele funciona ao converter uma corrente elétrica em sinais digitais ao utilizar circuitos elétricos chamados de conversores análogo-digitais. Por sua vez, esses circuitos realizam uma comparação entre a corrente que será medida e a corrente interna até que enfim os valores se igualem para que o resultado seja obtido.

Para visualizar o resultado dessas medições, utiliza-se um visor digital que pode ser encontrado em opções de LED ou LCD, que podem resultar em alterações no trabalho do profissional.

Isso porque o display de LED conta com uma maior durabilidade, deve ser usado em ambientes pouco iluminados e é mais fácil de ler dados à distância. Enquanto isso, o display de LCD possui um consumo de energia menor que o seu concorrente e permite uma leitura de dados melhor sob o contato direto da luz solar.

Mas além dos citados acima, o multímetro digital possui outras vantagens importantes quando comparado com a versão analógica. Ao utilizar esse aparelho, o profissional terá a possibilidade de obter uma maior exatidão, sabendo exatamente onde se encontra o erro em uma medição. Há também uma resolução melhor que garante uma leitura mais eficiente e precisa, diminuindo o tempo do processo de medição.

Multímetro analógico

Funcionando de uma forma bem diferente da versão digital, o multímetro analógico conta com uma base de galvanômetro. Ou seja, ele possui uma bobina elétrica em um anel com eixo e ponteiro que por sua vez encontra-se em volta de um ímã. Para que ocorra o movimento, um campo magnético promove o giro do ponteiro que é causado por uma corrente elétrica que passa pela bobina.

Além disso, o multímetro analógico possui uma escala do qual os dados são lidos, dividida entre: calibre (valor máximo sem que haja qualquer tipo de dano), linearidade (divisão da escala em questão) e posicionamento do zero (onde não há medidas a serem mostradas).

Outros pontos que o diferenciam da versão digital é a característica de Sensibilidade (S) (grandeza relacionada de forma direta com a resistência interna do aparelho onde, quanto maior for a sensibilidade, maior será a eficiência do instrumento).

Por fim, a resolução do aparelho permite que seja possível diferenciar as grandezas com valores próximos umas das outras.

Aplicações recomendadas do multímetro

Créditos: Electrolab / YouTube (2022)

O multímetro (ou multiteste) tem a capacidade de ser utilizado em diferentes cenários e, por esse motivo, é uma ferramenta muito utilizada. Em laboratórios eletrônicos, por exemplo, ele serve para testar equipamentos de indústrias e hospitais, garantindo o funcionamento correto dos mesmos para evitar danos. Já quando é usado diretamente em indústrias, o multímetro é capaz de auxiliar na manutenção de equipamentos.

Outros cenários onde o uso do multímetro pode ser encontrado é na manutenção de produtos eletrônicos, realizando o teste de fusíveis, cabos, baterias, prova de circuitos e muito mais. Para aqueles que trabalham com a manutenção de computadores, este pequeno aparelho pode realizar testes em fontes, no-breaks, verificar sinais, etc. Já para mecânicos, o multímetro pode testar relés, baterias, sistemas de som, etc.

Conclusão: Multímetro, um aparelho multifunções

Disponível em versão analógica e digital, o multímetro (ou multiteste) é um aparelho que, embora seja pequeno, possui funcionalidades poderosas na área da elétrica e eletrônica. Ferramenta indispensável para os profissionais, o multímetro realiza a medição e a avaliação de diferentes grandezas elétricas.

É através desse aparelho que é possível testar equipamentos industriais e hospitalares, além de realizar a manutenção de equipamentos elétricos/eletrônicos. Com isso, já deu para perceber a importância e o grande leque de possibilidades que esse aparelho possui, não é mesmo?

Mas e você, já conhecia todo o poder dessa ferramenta? Chegou a utilizar ela em seu trabalho alguma vez? Compartilhe conosco aqui nos comentários a sua experiência e opiniões sobre o multímetro.

Top 10 como usar corretamente o multimetro um guia que Nha Xinh

Como usar corretamente seu multímetro (INS185)

  • Autor: newtoncbraga.com.br
  • Data de publicação: 05/31/2022
  • Revisão: 4.67 (282 vote)
  • Resumo: a) Os multímetros analógicos possuem um parafuso que permite ajustar a posição do ponteiro de modo que, em repouso ela fique no início da escala, conforme …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Mas, o caso mais importante é quando realizamos medidas em lugares difíceis de um aparelho ligado. Um mínimo de movimento pode fazer com que a ponta de prova encoste em componentes indevidos (submetidos a tensões muito mais altas do que a prevista …

Tudo que você precisa saber para usar um multímetro – Instrutemp |

Tudo que você precisa saber para usar um multímetro - Instrutemp |
  • Autor: instrutemp.com.br
  • Data de publicação: 08/21/2022
  • Revisão: 4.45 (532 vote)
  • Resumo: O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo. ; Através dele também é …

Como usar o multímetro corretamente?

  • Autor: treinamento24.com
  • Data de publicação: 10/26/2022
  • Revisão: 4.27 (460 vote)
  • Resumo: Como usar multimetro digital com alicate Amperimetro Foxlux? … Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o …

Não sabe como usar um multímetro de forma correta? Venha

  • Autor: blog.erbs.com.br
  • Data de publicação: 03/13/2022
  • Revisão: 4.13 (351 vote)
  • Resumo: Para usar o multímetro, o passo mais importante é conectar as pontas de prova corretamente. A ponta de prova preta exige ligação ao borne COM, …

O multímetro – Mundo Educação

  • Autor: mundoeducacao.uol.com.br
  • Data de publicação: 01/25/2022
  • Revisão: 3.88 (558 vote)
  • Resumo: Multímetros Digitais – Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional. Tem como base, uma alta resistência de entrada capaz …

Aula de multímetro. Aprenda como usar um multímetro

  • Autor: adrianoaoli.com
  • Data de publicação: 11/14/2022
  • Revisão: 3.76 (234 vote)
  • Resumo: Leitura de temperatura… O que acontece? este multímetro vem um sensor que você coloca neste dois pontos, coloca por exemplo dentro de um forno …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Ele procura a escala e me mostra. o que a vezes a gente acaba sofrendo um pouco no início da eletrônica são as unidades de medida. Ele está falando aqui que deu ZERO PONTO 560 KILOOHMS. 0,56k é igual a 560 ohms, da mesma maneira. Vamos ver aqui …

Aprenda a usar o multímetro digital de forma correta e segura

  • Autor: intensivacursos.com.br
  • Data de publicação: 01/07/2022
  • Revisão: 3.48 (546 vote)
  • Resumo: Conecte as pontas de prova nos bornes e coloque o multímetro na posição da corrente desejada – alternada ou contínua. Corte o cabo para seccionar o circuito e, …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Como você pode imaginar, o multímetro analógico é um tipo mais antigo, mas tão eficiente quanto o digital. O equipamento mostra a medição por meio de um ponteiro que fica conectado em uma bobina móvel dentro de um campo magnético, que é feito por um …

Como Testar Uma Tomada Com Um Multímetro Com Segurança Em

  • Autor: homify.com.br
  • Data de publicação: 04/15/2022
  • Revisão: 3.22 (231 vote)
  • Resumo: Usar um multímetro da maneira correta significa que você pode facilmente … Como usar multímetro Mas antes de ensiná-lo como medir a tensão …

Como utilizar um multímetro simples?

  • Autor: blogdaliga.com.br
  • Data de publicação: 11/01/2022
  • Revisão: 3.14 (442 vote)
  • Resumo: O correto, no entanto, é medir continuidade pela escala de resistência. Abaixo temos a escala de medir transistor que é um componente eletrônico …

Como Funciona O Multímetro? – Portal Da Construção

Como Funciona O Multímetro? - Portal Da Construção
  • Autor: portaldaconstrucao.com
  • Data de publicação: 09/12/2022
  • Revisão: 2.9 (98 vote)
  • Resumo: Como funciona multímetro na prática: tensão contínua. · A ponta de prova preta precisa estar conectada no borne preto; · A ponta vermelha no borne V/W/mA/Ω; · Gire …
  • Resultados da pesquisa de correspondência: Ao girar essa chave você selecionará aquilo que irá medir, seja voltagem, resistência, correntes elétricas e outros. Geralmente são mostrados por símbolos de letras. Por último, os valores são mostrado no display (se o multímetro for digital) ou no …

Nguồn: https://nhaxinhplaza.net